YouTube video
CPTM

Os dois projetos de novas estações na Linha 11-Coral da CPTM

O Expresso Leste, que nunca foi de fato em expresso, já que parava no meio do caminho, desde 2019 funciona sem paradas entre Luz e Estudantes. A Linha 11-Coral é a mais movimentada da companhia, e em tempos sem pandemia transportava uma média de quase 700 mil passageiros por dia útil.

Foto: Renato Lobo | Via Trolebus

A ferrovia que conta com uma das frotas mais novas da companhia tem planos futuros de ganhar mais duas novas estações, segundo dados que o Via Trolebus teve acesso. Uma delas fica na cidade de São Paulo e outra em Suzano. Os projetos estavam previstos para 2025. No entanto, não há qualquer movimentação nos sentido de construção das estações.

Estação Lajeado

Localizada nos limites da cidade de São Paulo com Ferraz de Vasconcelos, a nova parada ficaria entre Guaianazes e Antônio Gianetti Neto, que ficam quase 4 quilômetros distantes uma da outra. Tem previsão de atender a um pouco mais de 20 mil passageiros diariamente.

Estação Jardim Nazareth

Localizada em Suzano, ficaria entre as estações do mesmo nome da cidade e Jundiapeba, distantes em quase seis quilômetros uma da outra. Atendendo a mais de 20 mil passageiros por dia, há informações de que a parada poderia ser integrada a um shopping. No local ainda seria instalado um pequeno estacionamento para melhorar a estratégia de operação dos trens.

Curiosamente, a estação ficaria nas proximidades do entrocamento do Ramal Suzano-Rio Grande da Serra, usado pelos trens cargueiros.

 

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus