Após a expectativa de retorno de monotrilho da Linha 15-Prata até São Mateus, o meio de transporte segue operando de forma parcial entre Vila Prudente e Jardim Planalto. O trecho entre Jardim Planalto e São Mateus segue inoperante, e os passageiros contam com ônibus do sistema PAESE.
Tanto o presidente do Metrô, Silvani Pereira, quanto o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, haviam informado em rede social que o sistema poderia voltar nesta última segunda-feira. Em um encontro virtual entre portais de mobilidade, na qual participou o Via Trolebus, Baldy havia dito também que o prazo para retorno dos trens aéreos em São Mateus era até o final do mês de junho.
A chegada do monotrilho na região promete elevar o uso da Linha 15-Prata de 100 mil para 300 mil passageiros por dia. A estação final possui conexão com outros importantes eixos de transportes, como o corredor de trólebus São Mateus-Jabaquara, assim como ponto final de linhas estruturais e de bairros dos ônibus gerenciados pela SPTrans.
Operação Branca
De acordo com Baldy nas rede sociais, o consórcio iniciou a “Operação Branca”, para concluir os testes e garantir a segurança necessária a todos na retomada desse trecho:
O consórcio iniciou no dia 15 a “Operação Branca”, p/ concluir os testes e garantir a segurança necessária a todos na retomada desse trecho. Assim que a Bombardier nos posicionar sobre esta liberação, que deve ocorrer nos próximos dias, aviso a vocês. Seguimos firmes na cobrança.
— @alexandrebaldy (@alexandrebaldy) June 16, 2020