A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes e a SPTrans, informaram por meio de neste domingo que a partir da segunda-feira, 8 de junho de 2020, que vai acrescentar 784 ônibus dos 2 mil previstos para operar em caso de necessidade.
Segundo a pasta, a frota em circulação será de 9.178 veículos ou 71,62% da frota operacional nos dias úteis pré-quarentena, sem oscilação nos entre picos. A ação é preventiva com a nova fase da quarentena, já prevendo mais pessoas nas ruas.
Ônibus apenas com passageiros sentados
“A SPTrans já enviou uma circular para as empresas concessionárias de ônibus orientando para que as viagens sejam realizadas sem exceder a capacidade máxima de passageiros sentados. Assim, os motoristas terão autorização para não parar em pontos de embarque caso o ônibus já tenha todos seus assentos ocupados.” – diz nota da SMT.
Neste sábado, a prefeitura de São Paulo, por meio da São Paulo Transporte – SPTrans, publicou em seu site uma série de recomendações para as operadoras e para os passageiros na utilização do sistema de ônibus, nesta nova fase da quarentena na capital paulista.
Entre as recomendações aos usuários estão:
- Evitar comer e conversar dentro do ônibus;
- Aguardar ônibus com menos passageiros
- Manter janelas dos coletivos abertas
Já para as operadoras, as obrigações e recomendações são estas dentre muitas:
- Recomendação de proteção por meio de cabines ou isolamento da posição do motorista.
- Limpeza e higienização dos ônibus. A limpeza deve ser feita em balaústres, corrimãos, assentos e outros itens em que haja contato dos passageiros, nas garagens e no intervalo entre as viagens.
- Reforço na limpeza de ar condicionado;
- Uso preferencial de veículos sem ar-condicionado;
- Realizar viagens sem exceder a lotação de passageiros sentados
Já a prefeitura deverá, entre outras ações, disponibilizar ônibus vazios em pontos estratégicos com maior demanda, e controlar a entrada dos passageiros nos ônibus nos terminais.
A lista completa das recomendações estão no site da SPTrans.