Compra de 22 trens para a Linha 6-Laranja do Metrô pode ser alívio ao setor ferroviário

Com 90% da capacidade ociosa, novas encomendas podem dar um alívio ao setor produtor de trens brasileiros, de acordo com Vicente Abate, presidente da ABIFER – Associação Brasileira da Indústria Ferroviária, em uma coletiva de imprensa para veículos de comunicação do setor, que contou com a participação do Via Trolebus.

Serão 132 novos carros, o que equivale a 22 trens que a empresa Acciona deve adquirir para a operação da Linha 6-Laranja do Metrô, que vai da Brasilândia, na Zona Norte da capital paulista, até a estação São Joaquim. A retomada das obras, no entanto, ainda não ocorreu já que as tratativas entre o setor privado para mudança da concessionária não foi finalizada.

Vicente por sua vez, afirmou que “faltam projetos, ou os projetos não tem sido executados nas velocidades necessárias”. O presidente da Associação ainda questionou um processo de compra do Metrô de São Paulo de trens para a Linha 17-Ouro do Monotrilho.

“Na medida em que houver encomendas, não haja como o que ocorreu no monotrilho da linha 17, em que uma decisão do governo que está sendo contestada adequadamente de ter dado o projeto para uma empresa de fora do Brasil, que era a segunda colocada e que tinha condições piores do que a primeira que era Brasileira” –  disse Vicente.

O consórcio Signalling acabou ganhando a licitação para o fornecimento de 14 composições, mas foi desclassificado pelo Metrô, que considerou que o grupo de empresas não possui patrimônio líquido de 10% do valor da proposta de R$ 982 milhões. A operadora diz ainda que não foi comprovada experiência da Molinari (integrante do consórcio Signalling) no fornecimento de um sistema de sinalização que proporcione a operação sem a presença de um operador nos trens.

Já a Signalling insiste que houve falta de isonomia na análise das propostas e que não teve chance de corrigir possíveis inconsistências. O Metrô acabou assinando o contrato com a BYD, a ordem de serviço foi assinada, mas está barrada na justiça, após conceder um efeito suspensivo solicitado pelo consórcio Signalling.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
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