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Monotrilho

Como surgiu o monotrilho no mundo?

Os monotrilhos possuem um certo ar futurista, mas o meio de transporte não é novo e foi projetado no século XIX. Foi criado Reino Unido, onde suas primeiras operações se deram em 25 de junho de 1825. Tinha um motor de um cavalo, e a Cheshunt Railway foi construída para transportar tijolos, mas fez história ao transportar passageiros em sua abertura.

Mais tarde, um sistema semelhante surgiu nos Estados Unidos movido a vapor demonstrado pela primeira vez na Exposição do Centenário dos Estados Unidos em 1876. O veículo de dois andares com design especial tinha duas rodas principais, a traseira acionada por um motor a vapor rotativo.

Então, um monotrilho de madeira de 11 quilômetros foi proposto como a primeira linha ferroviária construída para conectar a cidade de Sonoma, no norte da Califórnia, com um navio a vapor que desembarca na Baía de San Pablo. Apenas três milhas e meia foram construídas, entre Norfolk e Sonoma. A linha operou de 23 de novembro de 1876 a 5 de maio de 1877. A empresa faliu naquele ano.

Primeiro monotrilho suspenso

A Enos Electric Railway, o primeiro monotrilho suspenso, foi testada e demonstrada nos terrenos da Daft Electric Company em Greenville, Nova Jersey, em 1886. Foi construída com estruturas metálicas leves e abertas, em vez de vigas de madeira maciças.

Mas nenhum sistema suspenso é mais famoso que o de Wuppertal, na Alemanha. Operacional até os dias de hoje.
O engenheiro civil Eugen Langen, de Colônia, deixou sua marca na história dos monotrilhos. Seu Schwebebahn (ferrovia suspensa) opera com sucesso ao longo do rio Wupper há mais de 100 anos. Ele sobreviveu a duas guerras mundiais e continua a operar com rentabilidade e segurança hoje.

Monotrilho suspenso da Cidade de Wuppertal, na Alemanha

São Paulo quase foi uma das pioneiras do monotrilho ainda no Século XIX. Houve projetos de um sistema de “Bondes elevados” para ligar o Largo do Rosário e o Largo do Paiçandu.

Avô do nosso monotrilho

Construído para a exposição “Esposizione Internazionale di Igiene, Marina e Colonie” de 1914, o Monotrilho de Gênova é considerado o avô de muitos sistemas que existem hoje, como o em São Paulo.

O monotrilho-avião e o monotrilho de alta velocidade

Enquanto a engenharia ferroviária estagnou entre as guerras mundiais, uma única linha de estação de demostração foi construída pelo engenheiro escocês George Bennie. A pista de teste curta foi construída sobre uma linha férrea perto de Glasgow, na Escócia. Duas hélices movidas a eletricidade forneceram 240 cavalos de potência em uma curta explosão para acelerar a velocidade de cruzeiro de 160 km/h. Havia planos para uma ligação de alta velocidade entre Londres e Paris, mas as graves dificuldades econômicas da década de 1930 condenaram o Railplane desde o início.

Já o industrial sueco Dr. Axel Lennart Wenner-Gren foi o primeiro a construir uma pista de teste de monotrilho após a Segunda Guerra Mundial. Considerado o primeiro de alta velocidade, o trem poderia atingir a velocidade de 160 km/h em uma pista de teste oval em Fuhlingen, Alemanha.

O pai do nosso monotrilho

A ALWEG, que era uma empresa de transporte sediada na Alemanha, conhecida por monotrilhos pioneiros de viga sobreposta, apresentou a tecnologia mais bem-sucedido ao mundo 1957. O projeto chamou a atenção da Walt Disney, que resultou na atenção do mundo ao design depois que a Disneyland abriu seu monotrilho.

Monotrilho no Japão

O sistema de Tóquio/Haneda foi o primeiro grande sistema a incorporar o design da Alweg e usar chaves para inversão de direção. Hoje continua operando com segurança e com lucro e é considerado um dos grandes sistemas no ponto de vista de carregamento.

Fonte: Monorail.org

 

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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