O primeiro dos cinco veículos protótipos maglev de velocidade ultra-alta concluiu sua primeira viagem em trilhos em um eixo de 1,5 km na Universidade Tonghi, em Xangai, segundo o site Railway Gazette. Um comboio de levitação magnética ou Maglev é um veículo que transita numa linha elevada sobre o chão e é propulsionado pelas forças atrativas e repulsivas do magnetismo através do uso de supercondutores.
O veículo é um dos três carros intermediários de um protótipo de engenharia planejado para cinco carros. Os outros quatro deverão ser concluídos pela CRRC Qingdao Sifang até o final deste ano, marcando um grande passo nos planos da China em lançar um serviço comercial de trens com velocidade ultra-alta até 2025.
O veículo mostrou estabilidade e desempenho satisfatório em sua suspensão. Embora o teste tenha sido realizado em velocidades bem abaixo de 600 km/h, todos os principais indicadores técnicos foram atendidos. De acordo com o vice-engenheiro-chefe da CRRC Qingdao Sifang, Ding Sansan, que chefia a equipe de pesquisa, “durante o teste de várias condições, o veículo mostrou uma orientação estável da suspensão e um bom estado de operação”.
A primeira linha a operar com o conceito ultra-rápido pode ser entre Xangai e Hangzhou, com 175 km.
1 comentário