No vídeo acima e no texto abaixo, listamos 10 pontos curiosos da Linha 10-Turquesa, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM. A ferrovia liga a estação Brás e Rio Grande da Serra, passando pelo ABC Paulista:
1 – É a quarta linha mais lotada da CPTM, com quase 410 mil passageiros por dia em tempos sem pandemia.
2 – A ferrovia por onde passam os trens foi inaugurados em 16 de fevereiro de 1867 (153 anos), onde passava a antiga Ferrovia São Paulo Railway. Já em 27 de setembro de 1948 (71 anos) foi estatizada como Santos-Jundiaí.
3 – Conta com os trens mais antigos da CPTM, os da série 2100 que foram fabricados na década de 70, na Espanha e hoje são usados pelo serviços expressos.
4 – Até o começo dos anos 2000, a Linha 10 chegava até a Vila de Paranapiacaba. Mas o serviço foi suprimido, já que tinha uma demanda diária de 1500 passageiros, o que nem da para lotar um trem da CPTM de oito carros.
5 – Em 2001, a antiga Linha D, hoje 10, partia da estação Palmeiras-Barra Funda.
6 – Já foi considerada a melhor linha da companhia, de acordo com avaliação dos usuários em 2012. 59% dos passageiros da Linha 10 avaliaram o serviço prestado como bom ou excelente.
7 – Os primeiros trens elétricos a levar passageiros no eixo que hoje está a Linha 10 foram as composições Budd da antiga série 101, e que posteriormente viraram a série 1100 da CPTM, que deram as caras até o começo desta década.
8 – A linha 10 já foi operada pelos trens da série 101/1100, 1700, e hoje contam com os trens da série 2100, 3000, 7000 e 7500.
9 – Existe a expectativa de que a linha seja atendida ou pelos trens da série 8000, já que os trens da série 7000 devem ser realocados para as linhas 8 e 9 quando os ramais forem operados pela iniciativa privada.
10 – Poderá ganhar no futuro conexão com conexão com outras 5 linhas metroferroviárias, com os projetos das Linhas 14-Ônix na futura estação Pirelli, com a Linha 20-Rosa em Santo André, com 5-Lilás e 15-Prata em Ipiranga, e com a 16-Violeta na futura parada Parque da Mooca.