O secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, confirmou o prazo de início de operação da estação Vila Sônia no começo de 2021. A afirmação foi durante uma vídeo conferência com sites de transportes, na qual o Via Trolebus esteve presente virtualmente.
Entrevista completa:
Posted by Alexandre Baldy on Thursday, May 14, 2020
“Nosso desejo é entregar estas obras até dezembro deste ano. Iniciamos a tratativa com a ViaQuatro para a gente consiga fazer um trabalho no segundo semestre para implementação do que é responsabilidade por parte do consórcio, para que a gente consiga começar a operar esse novo trecho da linha 4 no início de 2021” – disse Baldy.
Negociação há um ano
Baldy ainda revelou que há um ano o governo estadual negocia com a concessionária a expansão da Linha 4 rumo a Taboão Serra, de forma em que o setor privado assuma as construções.
A chamada fase 3 conta com 2,7 quilômetros a partir do futuro terminal Vila Sônia. A extensão até Taboão da Serra, com uma parada intermediária, a Chácara do Jóquei, foi prometida também em anúncio do governador Geraldo Alckmin em maio de 2012, a um custo de 1,2 bilhão de reais.
Em 29 de julho de 2014, um vídeo foi publicado pela ViaQuatro com os detalhes da extensão até Taboão, mostrava que o novo trecho beneficiará cerca de um milhão de pessoas, a maioria de baixa renda, dando melhor acesso a novos empregos e educação.
Hoje, entre Taboão da Serra e o centro de São Paulo, uma pessoa gasta 1h35; com a extensão da linha, esse tempo cairá para 24 minutos.