A cidade de São Paulo já teve ônibus urbanos de 2 andares no sistema municipal, apelidados de fofão devido aos assentos arredondados.
A inauguração se deu no dia 8 setembro de 1987, quando o transporte era operado pela Companhia Municipal de Transporte Coletivo, a CMTC. No começo foram 11 unidades dos ônibus com 4,3 metros de altura, que prestavam serviços na linha 5111. No ano seguinte outras 26 foram adicionados à frota, com fabricação pela Thamco Indústria e Comércio.
Todos os 37 tinha capacidade de 112 passageiros, cada um deles. A vida dos fofões foi curta, e sua desativação se deu em 1993 dentre os motivos, pelas frequentes colisões com a rede de trólebus, além da existência de viadutos baixo, e escassez de profissionais capacitados para a manutenção da frota.
No Brasil, além de São Paulo, Osasco, Recife e Goiânia também tiveram os fofões. Mas o primeiro registro desse tipo de transporte em 1927 da Viação Excelsior, que operou na cidade do Rio de Janeiro.
O uso de sistemas de dois andares não é tão incomum. Ele é amplamente usado em serviços turísticos, mas algumas cidades mantem o meio duplo de transporte no deslocamento comum de passageiros, como em Londres.
comentários