Desde esta segunda-feira, 11 de Maio de 2020, está em vigor o rodízio ampliado na cidade de São Paulo, que vale em toda a cidade, e não apenas no centro expandido. A nova medida proíbe a circulação de todos os veículos com finais de placas impares e pares, de acordo com o final de placa de cada automóvel, respectivamente.
Junto com a medida, vem as dúvidas sobre a nova restrição. Uma delas é sobre a quantidade em que o motorista pode ser multado por dia. Em um cenário hipotipótico, um motorista que percorre as ruas no dia que não é correspondente a sua placa, e passa por dois radares. Ou então sai de casa neste dia em períodos diferentes.
De acordo com a prefeitura de São Paulo, será aplicada somente uma multa por dia para o mesmo veículo, independentemente da quantidade de vezes em que houver, no mesmo dia, desobediência à restrição.
Os veículos que descumprirem as novas regras serão autuados de acordo com Código de Transito Brasileiro, com 4 pontos no prontuário CNH e penalidade de R$ 130,16.