Duas extensões sobre trilhos planejadas pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM estão em análise e revisão. Trata-se das Linhas 14-Ônix, um Veículo Leve Sobre Trilhos – VLT entre Guarulhos e o ABC e a extensão da Linha 13-Jade, de Tiquatira até Moóca e Chácara Klabin.
A linha 14 partiria de Santo André, em conexão com a Linha 10-Turquesa, até a estação Guarulhos-Cecap, em conexão com a Linha 13-Jade. A extensão teria aproximadamente 30 km, e correria em parte do seu traçado pela avenida Jacu Pêssego, Rodovia Ayrton Senna, e Avenida Monteiro Lobato.
Já a extensão da Linha 13 após Tiquatira, em um trecho subterrâneo, cortaria os bairros do Tatuapé e da Moóca. A parada “Demétrio Ribeiro”, por exemplo, seria situada nas imediações da Avenida Abel Ferreira próxima a Avenida Salim Farah Maluf. Já a ‘Sapucaia” é localizada no bairro da Moóca nas proximidades da faculdade São Judas.
E por fim a linha chegaria a futura estação Parque da Moóca, cruzando com a Linha 10-Turquesa. Havia também planos de levar o atendimento até Chácara Klabin.
Mas no final de março, o Metrô divulgou em seu site o Relatório Integrado de 2019, com um mapa da rede futura metroferroviária, e as duas extensões não constavam nas projeções, o que levantou dúvidas sobre o prosseguimento dos planos:
Revisão e análise
As duas extensões ainda estão no radar da companhia, mas segundo informações obtidas pelo Via Trolebus por meio da lei de acesso à informação, a Linha 14-ônix está em avaliação pela equipe de planejamento da Secretaria de Transportes Metropolitanos – STM. O eixo de transporte teve seu projeto funcional desenvolvido.
Em relação a extensão da Linha 13-Jade, sobre o eixo mencionado, está em processo de estruturação de termo de referência para contratação de projetos básico e executivo que contemplará a revisão do projeto funcional desenvolvido anteriormente.
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