Metrô SP

Metrô posterga outra vez licitação para projeto da Linha 19-Celeste

Publicação no Diário Oficial do Estado da conta de que o Metrô de São Paulo postergou mais uma vez a entrega de propostas para a contratação de elaboração do projeto básico da Linha 19-Celeste, prevista para ligar Guarulhos à capital paulista.

Trata-se do segundo adiamento, e a nova data é 27 de maio de 2020. O adiamento é por conta da pandemia do novo coronavírus.

A Linha 19-Celeste do Metrô é bastante aguardada pelos passageiros do transporte coletivo, sobretudo por aqueles que moram em Guarulhos, segundo município mais populoso do estado de São Paulo.

O novo eixo metroviário ligará as Estações Anhangabaú, no centro de São Paulo, até Bosque Maia, e foi projetada para uma extensão operacional 17,6 km, 15 estações, 1 Pátio de estacionamento e manutenção. Terá também outros três estacionamentos, sendo espaços ao longo da linha para a retenção de trens, como ocorre nas Linhas 1-Azul e 2-Verde próximo de Ana Rosa.

De acordo com o relatório Integrado – Metrô de São Paulo – 2019, a Linha 19 terá seu pátio em Vila Medeiros, um distrito situado na Zona Norte do município de São Paulo e pertence à Subprefeitura de Vila Maria-Vila Guilherme, entre a Vila Maria, Vila Guilherme, Tucuruvi, Jaçanã, Itapegica e Ponte Grande. Os dois últimos, pertencentes à Guarulhos.

Os estacionamentos serão em Bosque Maia, Catumbi e Bixiga, e terão ainda outros 19 poços de ventilação e Saída de emergência – VSE e 2 Subestações Primárias.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Anúncios