A ascensão de ônibus elétricos a baterias agora caminha para a utilização desse tipo de veículo em ligações rodoviárias de curtos e médios percursos.
Uma das poucas fabricantes instaladas no Brasil, anunciou que concluiu a homologação de seu produto para estas rotas, o que torna o uso de ônibus elétricos rodoviários mais próximos de nós, passageiros. A BYD anunciou nesta semana que concluiu a homologação da carroceria do ônibus de fretamento BYD D9F. O modelo estará disponível para ser comercializado no mercado.
O ônibus poderá percorrer uma distância de até 400 quilômetros, com 402 CV de potência e dois motores elétricos (BYD – 2912TZ -XY-A) integrados às rodas do eixo traseiro e carroceria Marcopolo Viaggio 1050.
“Com essa autonomia é possível que operadores façam curtas médias distâncias com um grande desempenho e economia de operação, graças à disponibilidade e economia de carregamento em relação aos similares a combustão. Trata-se de uma excelente oportunidade para o mercado de fretamento e translado entre aeroportos e também cidades.” afirma o diretor da divisão de ônibus da BYD, Marcello Schneider.
A fabricante ainda afirma que estes ônibus, além de não poluentes, são econômicos tendo custo operacional 70% menor que um ônibus a diesel convencional. O comunicado da BYD diz ainda que o número reduzido de peças em um veículo 100% elétrico reduz drasticamente a necessidade de manutenção, proporcionando maior disponibilidade do veículo em comparação ao convencional à combustão.