YouTube video
Rodovia

Túnel e super-ponte já foram cogitados para a ligação entre Santos e Guarujá

O morador ou turista da Baixada Santista que deseja se deslocar entre as cidades de Guarujá e Santos, atualmente ou utilizam o sistema de balsas ou para pedestre, um sistema de barcos, ou então precisa dar uma grande volta pela Rodovia Cônego Domênico Rangoni. Só as duas cidades contam com mais de 750 mil habitantes, fora aquelas pessoas se deslocam para o litoral para passar férias e curtir feriados e até finais de semana.

A ideia de uma ligação não é nova. De acordo com o portal Ig, a primeira vez que se cogitou uma ligação seca, seja por ponte ou túnel, data de 1927, ainda no governo de Júlio Prestes. Desde então, foram desenvolvidos outros três projetos.

Ponte sobre o canal de Santos

Orçado em R$ 2,9 bilhões, a ponte entre as duas regiões demoraria 36 meses para ser concluído após o início das obras, e seria tocado quase que exclusivamente pela Ecovias, concessionária que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI). A ideia é que seja uma contrapartida da empresa para a extensão do contrato de concessão com o governo de São Paulo por cerca de 7 ou 8 anos, mas tal decisão ainda depende de negociações, de acordo com o IG.
Mas o governo Estadual já apresentou ao menos dois projetos para ligar as duas cidades cruzando o estuário de Santos.

Segundo a projeção, a ponte deverá ter 85 metros de altura e 305 metros de largura entre os pilares, com mastros de sustentação de 170 m, tamanho já aprovado pela aeronáutica e que não trará problemas ao futuro aeroporto do Guarujá, e duas faixas de rolamento e acostamento em cada sentido, com um total de 7,5 km de extensão, conectando a Via Anchieta no km 64 à Rodovia Cônego Domênico Rangoni no km 250.

Túnel submerso

Foi previsto também um túnel entre as duas cidades, embaixo do canal. No início da década, o Governo de Geraldo Alckmin previa que a Dersa iniciasse as obras em março de 2015. O túnel seria composto por seis módulos de concreto pré-moldado, construídos em uma doca seca em Guarujá. Após finalizados, os módulos serão rebocados flutuando até o local onde serão afundados e instalados. O valor total estimado da obra é de R$ 2,8 bilhões. A obra estava prevista para ser entregue em 2018.

O projeto previa ainda que uma parte da estrutura fosse dedicada a ampliação do VLT entre Santos e Guarujá.

A ideia encontrou entraves por falta de repasses do Governo Federal e a falta de consenso entre as autoridades e a população, o que dificultam a viabilização do túnel.

Dois dois projetos, o da ponte seria o prioritário, e em 2019 foi debatido em encontro com representantes de empresas da região. Uma fala do atual secretário de transportes e logística, João Octaviano, diz que a solução da ponte é “o melhor projeto para o momento”.

Apesar dos projetos, ainda não é previsão de obras.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus