A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM conta atualmente com 12 séries diferentes, que operam nas sete linhas da operadora. São em torno de 184 composições responsáveis pelo transporte de cerca de 3 milhões de passageiros por dia, em tempos sem pandemia.
Mas uma dessas frotas é considerada a coringa da empresa, e operou em 6 das sete linhas da CPTM, além de ser testado em outra ferrovia: a série 7000.
Comprados para rodar apenas nas Linhas 7 e 12
Em 2007 o governo do estado lançou um programa de modernização das linhas da CPTM, tendo obtido junto aos Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) e Japan Bank for International Cooperation (JBIC) um empréstimo de US$ 1,74 bilhão.
Com o aporte de recursos, a CPTM lançou uma concorrência internacional para a aquisição de 40 trens unidade elétricos de 8 carros. As empresas Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles (CAF), Siemens e Alstom apresentaram as propostas, sendo a Caf dada como vencedora.
O primeiro trem foi entregue em 28 de março de 2010, prestando serviços na Linha 12 Safira:
Alguns trens da série também foram sendo entregues para a Linha 7-Rubi. Inicialmente, os planos da CPTM era manter esses 40 trens nas Linhas 7-Rubi e 12-Safira, mas os planos logo mudaram com a remodelação na Linha 9-Esmeralda, que passaria a contar com composições de 8 carros. Então, a ferrovia da Marginal Pinheiros também acabou sendo contemplada.
Uma breve passagem na Linha 8-Diamante
No dia 15 de fevereiro a Linha 8 – Diamante, que liga Itapevi à Estação Julio Prestes no centro da cidade São Paulo, recebeu os dois primeiros trens da série 7000. Trata-se de um empréstimos de composições, antes de chegar a série 8000, compradas para a Linha 8.
7000 no Expresso Leste
Os comboios também prestaram serviços na Linha 11-Coral, tanto no eixo que atendia a Luz até Guaianases, que era chamado de Expresso Leste, quanto na antiga extensão operacional, Guaianases-Estudantes. No ano passado, a Linha 11 coral teve seus dois eixos unificados, e atualmente conta com as séries 8500 e 9000.
7000 na Linha 10
Em julho de 2019, o trem-coringa passou a integrar a frota da Linha 10-Turquesa, oriundos da Linha 9, esta que recebeu trens da série 8000. São atualmente 14 composições na ferrovia que liga o Brás a Rio Grande da Serra.
E na linha 13-Jade?
Em janeiro de 2019, testes foram feitos com o sistema de sinalização na linha que vai até o Aeroporto de Guarulhos. Os trabalhos não foram executados com o objetivo de transportar passageiros.
E no futuro?
Após o início da concessão das linhas 8 e 9, farão parte da frota da operadora todos os 40 trens da série 7000, além de 15 da série 8500. Decorrido o prazo máximo de 30 meses da assinatura do contrato de concessão, a nova operadora deverá ter devolvido à CPTM os 15 trens da Série 8500 e 15 trens da Série 7000, ficando com os restantes 25.