Foto: Renato Lobo | Via Trolebus
Metrô SP

Qual o intervalo entre trens no Metrô de São Paulo?

No dia 24 de abril de 1968 foi realizada a assembleia que formalizou a constituição da Companhia do Metropolitano de São Paulo, o Metrô, que é conhecido por sua agilidade no atendimento. Um dos pilares do serviço é a regularidade nos intervalos nos trens, o que torna o meio de transporte confiável aos seus usuários.

Apesar das falhas, o Metrô é um dos sistemas de transportes com maior velocidade comercial, entre os meios de deslocamentos na capital paulista, e o intervalo entre as composições está intimamente ligado ao atendimento constante.

Algumas linhas, o intervalo chega a ser um pouco menos de dois minutos, segundo o Relatório Integrado 2019, disponível no site da companhia.  Confira em ordem crescente, quais os menores intervalos, em um cenário sem a pandemia da COVID-19:

Linha 4-Amarela

Intervalo entre trens no pico: 100 segundos.

É a linha com o menor intervalo. Conta com uma frota de 28 trens, contando com operacionais e reserva. Suas 969 viagens programadas por dia, transportam diariamente mais de 770 mil passageiros.

Linha 3-Vermelha

Intervalo entre trens no pico: 119 segundos.

É a segunda linha com o menor intervalo. Conta com uma frota de 57 trens, contando com operacionais e reserva. Suas 1.055 viagens programadas por dia, transportam diariamente mais de 1,4 milhão de passageiros.

Há a expectativa que a troca do sistema de sinalização reduza o intervalo da Linha 3 para 90 segundos.

Foto: Renato Lobo | Via Trolebus

Linha 1 – Azul

Intervalo entre trens no pico: 125 segundos.

É a terceira linha com o menor intervalo. Conta com uma frota de 58 trens, contando com operacionais e reserva. Suas 1.010 viagens programadas por dia, transportam diariamente mais de 1,4 milhão de passageiros.

Foto: Renato Lobo

Linha 2 – Verde

Intervalo entre trens no pico: 128 segundos.

É a quarta linha com o menor intervalo. Conta com uma frota de 27 trens, contando com operacionais e reserva. Suas 833 viagens programadas por dia, transportam diariamente mais de 770 mil passageiros.

Foto: Diário dos Trilhos

Linha 5 – Lilás

Intervalo entre trens no pico: 171 segundos.

É a quinta linha com o menor intervalo. Conta com uma frota de 34 trens, contando com operacionais e reserva. Suas 653 viagens programadas por dia, transportam diariamente mais de 556 mil passageiros.

Estação Santo Amaro | Foto: Renato Lobo

Linha 15 – Prata

Intervalo entre trens no pico: 180 segundos.

É a sexta linha com o menor intervalo. Conta com uma frota de 27 trens, contando com operacionais e reserva. Suas 590 viagens programadas por dia, transportam diariamente mais de 73 mil passageiros. Esses dados são de antes da paralisação do monotrilho.

Foto: Eduardo Ganança

 

 

 

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus