Em tempos de pandemia, questionamentos as complicações de infecções que poderão ser causadas no transporte coletivo, sobretudo os que registram lotação.
Em 2019, o Google lançou novas atualizações no Mas, que permite verificar a lotação de veículos do transporte coletivo, em mais de 200 cidades do mundo. A gigante de busca divulgou o top 10 das linhas de metrô e trens mais lotadas do planeta, e São Paulo tem três linhas nesse top 10.
A empresa analisou relatórios de lotação de usuários do Google Maps de outubro de 2018 a junho de 2019 durante o horário de pico (das 6h às 10h).
Confira o top 10 completo:
1. Buenos Aires – Linha Urquiza
2. São Paulo – Linha 11 (Coral) – CPTM
3. Buenos Aires – Linha A
4. São Paulo – Linha 8 (Diamante) – CPTM
5. Paris – Linha 13
6. Buenos Aires – Linha C
7. Tóquio – Linha Chuo
8. São Paulo – Linha 9 (Esmeralda) – CPTM
9. Tóquio – Nippori-Toneri Liner
10. New York – Trem L
Faltam linhas neste top 10?
O usuário de algumas linhas metroviárias da capital paulista deve ter estranhando que seu meio de transporte não está na lista. A linha 3-Vermelha do Metrô de São Paulo, por exemplo, transporta 1,5 milhão de passageiros por dia, mais que os 800 mil usuários carregados pela linha 11-Coral da CPTM, que está na lista.
Mas quantidade transportada não está diretamente relacionada a lotação em determinados horários. A Linha 11-Coral, por exemplo, é conhecida por seu carregamento pendular, ou seja, em determinado horário do dia, uma massa se desloca de um ponto a ao b, e vice-versa. Nestes horários de maiores carregamentos podem ser constatados a superlotação.
comentários