Porto Alegre suspendeu linhas de ônibus que operam no período noturno com baixa demanda de passageiros. A medida vale já nesta sexta-feira, 17 de Abril de 2020. Segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação – EPTC, a medida é queda na demanda por conta da epidemia de coronavírus. A gestora deve adiantar as linhas noturnas com maior movimento.
Em decreto da prefeitura de Porto Alegre autoriza a redução da frota entre 10% e 70%. Segundo a EPTC, a diminuição nos horários está em 46,6%.
“A escolha é difícil, mas é preciso uma medida para que os ônibus continuem em circulação. Sem receitas extras tarifárias, a única saída é adequar os horários conforme as demandas. Isso garante o transporte público para quem necessita para atividades essenciais, sem que se deixe de observar as questões de segurança relativas ao coronavírus” – disse Segundo o secretário extraordinário de Mobilidade Urbana, Rodrigo Tortoriello, segundo o jornal Zero Hora.
Sistema em colapso
Uma outra publicação do jornal da conta de que o sistema de ônibus em Porto Alegre pode entrar em colapso. Segundo a publicação, em vinte dias a capital do Estado do Rio Grande do Sul poderá ficar sem ônibus.
O texto diz que será preciso ajuda federal, e que de acordo com a Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP), a crise pode atingir o pagamento na folha de pagamento do próximo dia 5, e a compra de combustível.