A Secretaria dos Transportes Metropoliotanos – STM divulgou em suas rede sociais que foi assinado o contrato com a BYD, para o fornecimento de 14 trens para o monotrilho da Linha 17-Ouro. A empresa de origem chinesa terá até maio de 2022 para entregar o primeiro trem, segundo publicação do site Metrô/CPTM, citando o cronograma de datas do contrato.
O material rodante será usado para o trecho entre o Aeroporto de Congonhas e a estação Morumbi, em integração com a Linha 9-Esmeralda, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM. Serão oito estações, e o intervalo no pico será de 180 segundos.
Conclusão dez anos após o início das obras
As obras do monotrilho da Avenida Roberto Marinho vão completar 8 anos de duração, quando sua construção foi iniciada em abril de 2012. Passado este tempo o empreendimento completou 58% de conclusão, de acordo com o Relatório de Empreendimentos do Metrô de São Paulo, datados de Novembro de 2019.
O projeto havia sido prometido inicialmente para atender aos turistas na Copa de 2014. Serão finalizadas as estações Congonhas, Brooklin Paulista, Jardim Aeroporto, Vereador José Diniz, Campo Belo (integração com a Linha 5-Lilás) Vila Cordeiro, Chucri Zaidan, e o Pátio Água Espraiada.
Paraisópolis nos planos, mas não como prioridade
A inexistência do trecho da Linha 17, entre Morumbi e São Paulo-Morumbi passando por Paraisópolis, no mapa da rede futura mais atual, trouxe dúvidas sobre o prosseguimento desses projetos. Mas, segundo uma nota do próprio Metrô ao site, os dois eixos ainda estão nos planos da companhia, mas que não fazem parte das “linhas consideradas prioritárias”:
“O trecho entre as estações Morumbi e São Paulo-Morumbi (Linha 4-Amarela) da Linha 17-Ouro, assim como a Linha 22, continuam no planejamento da rede futura de transporte. O mapa divulgado no Relatório Integrado 2019 apresenta as linhas consideradas prioritárias, segundo o plano plurianual de investimentos do Metrô” – diz nota da empresa ao Via Trolebus.