As obras da Estação Francisco Morato, na Linha 7-Rubi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, iniciaram a fase de preparação para instalação da Via Permanente (trilhos), e da Rede Aérea para a alimentação elétrica dos trens. É o que diz uma publicação nas redes sociais da Secretaria dos Transportes Metropolitanos – STM.
De acordo com a pasta, foi também iniciada a concretagem das escadas nas extremidades das plataformas que servirão de rota de fuga em caso de incêndio.
Com promessa de entrega ainda neste ano, segundo o secretário dos transportes metropolitanos, Alexandre Baldy, a nova parada de conexão entre os trens que ligam a Luz e a cidade e os atendimentos até Jundiaí, terá 6 mil m², 3 plataformas com escadas rolantes e elevadores, além da integração com o terminal rodoviário da Prefeitura. A previsão é de atender a 60 mil passageiros por dia.
Obras contratadas em 2009
As obras da nova estação foram contratadas em 3 de outubro de 2009, mas após o início das construções, a CPTM e as empresas do consórcio entram numa disputa sobre o valor do contrato. Posteriormente as empresas Consbem, TIISA e Serveng abandonam a construção, deixando os trabalhos da estação paralisados em 2011.
Após romper o contrato, a CPTM licitou novamente as obras através da licitação nº 8042160011R, cujo resultado foi divulgado em 12 de agosto de 2016. A concorrência foi vencida pelo consórcio Spavias-Telar pelo valor de 114 900 000,00 milhões de reais. O prazo para a conclusão das obras é de 36 meses, porém a CPTM só autorizou o início das obras em fevereiro de 2018.