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Recordar é viver

Nos anos 70, trens que passavam na Zona Sul de SP chegavam a Santos e Itanhaém

Quando se pensa em uma ligação ferroviária entre São Paulo e Santos, logo se vem a cabeça a ligação sobre trilhos de Paranapiacaba, mas uma outra ferrovia ligou as duas regiões por meio do transporte de passageiros.

Os trilhos onde hoje servem de atendimento aos trens da Linha 9-Esmeralda da CPTM já foram caminhos para uma composição que partia da estação Julio Prestes em direção a cidades do litoral sul de São Paulo, inclusive com atendimentos até Itanhaém, de acordo uma publicação do site Estações Ferroviárias:

O ramal sul

O ramal foi projetado pela Sorocabana, para encurtar a distância entre o centro de São Paulo e Santos, tendo sido construído entre 1952 e 1957, interligado ao ramal Mairinque-Santos. Originalmente, os trens que atendiam a Linha Sul saíam da Estação Júlio Prestes, no centro de São Paulo, e iam até o extremo sul na Estação Evangelista de Souza, no entroncamento com a Mairinque-Santos. O ramal continha diversas paradas intermediárias, muitas desativadas ao longo dos anos 1970.

A linha Júlio Prestes – Santos

Um trem de passageiros operado pela Sorocabana, a partir de 5 de outubro de 1957, data em que foi inaugurada a linha com tráfego entre São Paulo (Júlio Prestes) e Santos (estação Ana Costa) pelo governador Jânio Quadros, e com três horários diários com a composição diesel Ouro Branco. Mais tarde, em 1971 passou a ser operada pela Fepasa, até 1976, quando o trem foi extinto.

Nos anos 1960, a composição chegou a ser puxada por locomotivas elétricas durante todo o percurso. Nas outras épocas, a diesel.

Linha entre São Paulo e Itanhaém e Peruíbe

Em um recorte de jornal feito na década de 50 mostra testes de uma linha experimental entre a capital paulista e Itanhaém, no litoral Sul de São Paulo. O trajeto era feito em três horas e a composição poderia levar até 200 passageiros.

Desativação

O atendimento de passageiros para o litoral foi encerrado em 1976, e apenas o atendimento de subúrbio seguiu. O ramal sul entrou em obras de remodelação a partir de 1974, e os serviços de subúrbio da linha foram interrompidos em 1979, sendo retomados em 4 de abril de 1981, com a reforma de algumas das estações da linha.

Atualmente o ramal sul abriga o atendimento da CPTM entre Osasco e Grajaú, e com obras até Varginha. A diante apesar de existir um leito ferroviário, não há trilhos e a presença dos trens cargueiros é vista somente na estação Evangelista de Souza, no ramal Mairinque-Santos.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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