https://youtu.be/4k-H63wYL28
Prometida para 2022, dez anos após o início de suas construções, o monotrilho da Linha 17-Ouro terá carregamento de passageiros menor que alguns corredores de ônibus na capital paulista.
De acordo com o Relatório Integrado do Metrô de 2019, disponível no site da companhia, o trecho entre o Jardim Aeroporto e a Estação Morumbi terá uma demanda diária de 171 mil passageiros por dia, demanda estimada já em 2022.

Segundo dados do site BRT Data, com informações sobre sistema de ônibus do mundo todo, a quantidade do que se espera transportar no monotrilho da Avenida Roberto Marinho é menor do que alguns corredores de ônibus da cidade, como o Inajar – Rio Branco – Centro, que teve a média de 229.000 por dia e o Itapecerica – João Dias – Santo Amaro, com 280.000 por dia, segundo dados de 2017.
Os mesmos dados apontam que os corredores Ver. José Diniz – Ibirapuera – Santa Cruz e Pirituba – Lapa – Centro, que transportaram praticamente o dobro do que é esperado na Linha 17-Ouro, com 390.000 e 337.000, respectivamente.

Extensão até o Jabaquara deve diminuir a diferença
Segundo apurou o site, o projeto de levar a Linha 17 para o Jabaquara pode elevar a média diária para 252 mil passageiros diários. Diferença menor, porém ainda abaixo do que é transportado por alguns corredores. Não há no entanto, prazos para o início das obras.

Vantagens para o passageiro
O passageiro deverá contar com trens com intervalo de 3 minutos no horário de pico, com uma frota total de 14 composições que serão entregues pela BYD, contando a frota em operação e reserva. Além disso, o monotrilho anda por via elevada, sem a interferência de outros veículos, o que torna a operação mais ágil e confiável. Dos corredores acima mencionados, em nenhum deles há segregação total, com o risco de atrasos na operação.

Meio ambiente
Segundo o relatório do Metrô, a Linha 17 ajudará na redução de poluentes, como a redução de emissão 727 toneladas/ano, redução de gases de efeito estufa em 75.197 toneladas/ano, além de redução do consumo de combustível:37,1 milhões de litros/ano.