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Monotrilho

Média de usuários por dia no monotrilho da Linha 17 será a metade de corredores de ônibus

Prometida para 2022, dez anos após o início de suas construções, o monotrilho da Linha 17-Ouro terá carregamento de passageiros menor que alguns corredores de ônibus na capital paulista.

De acordo com o Relatório Integrado do Metrô de 2019, disponível no site da companhia, o trecho entre o Jardim Aeroporto e a Estação Morumbi terá uma demanda diária de 171 mil passageiros por dia, demanda estimada já em 2022.

Foto: Renato Lobo | Via Trolebus

Segundo dados do site BRT Data, com informações sobre sistema de ônibus do mundo todo, a quantidade do que se espera transportar no monotrilho da Avenida Roberto Marinho é menor do que alguns corredores de ônibus da cidade, como o Inajar – Rio Branco – Centro, que teve a média de 229.000 por dia e o Itapecerica – João Dias – Santo Amaro, com 280.000 por dia, segundo dados de 2017.

Os mesmos dados apontam que os corredores Ver. José Diniz – Ibirapuera – Santa Cruz e Pirituba – Lapa – Centro, que transportaram praticamente o dobro do que é esperado na Linha 17-Ouro, com 390.000 e 337.000, respectivamente.

Corredor Ibirapuera | Foto: Renato Lobo | Via Trolebus

Extensão até o Jabaquara deve diminuir a diferença

Segundo apurou o site, o projeto de levar a Linha 17 para o Jabaquara pode elevar a média diária para 252 mil passageiros diários. Diferença menor, porém ainda abaixo do que é transportado por alguns corredores. Não há no entanto, prazos para o início das obras.

Fonte: Relatório Integrado 2019 – Metrô

Vantagens para o passageiro

O passageiro deverá contar com trens com intervalo de 3 minutos no horário de pico, com uma frota total de 14 composições que serão entregues pela BYD, contando a frota em operação e reserva. Além disso, o monotrilho anda por via elevada, sem a interferência de outros veículos, o que torna a operação mais ágil e confiável. Dos corredores acima mencionados, em nenhum deles há segregação total, com o risco de atrasos na operação.

Modelo de monotrilho fabricado pela BYD, que vai fornecer trens para a Linha 17

Meio ambiente

Segundo o relatório do Metrô, a Linha 17 ajudará na redução de poluentes, como a redução de emissão 727 toneladas/ano, redução de gases de efeito estufa em 75.197 toneladas/ano, além de redução do consumo de combustível:37,1 milhões de litros/ano.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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