Informação publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, 10 de Abril de 2020, prevê investimentos até o ano de 2023, em diversas áreas, incluindo a da mobilidade urbana. O Governador João Doria sancionou o PPA – Plano Plurianual 2020-2023, com investimentos previstos R$ 58,8 bilhões neste período.
Nos transportes sobre trilhos, o documento cita que o objetivo é “ampliar a utilidade da malha de transporte de passageiros sobre trilhos nas regiões metropolitanas e aglomerados urbanos de São Paulo, expandindo e modernizando os serviços, adequando-se às exigências de mobilidade e ao volume da demanda, de forma integrada à rede existente e com adoção de elevado padrão de qualidade e de inserção urbana, temos o programa Expansão, Modernização e Operação do Transporte Sobre Trilhos – Pitu em Marcha”.
Expansão da Linha 13
Entre as ações previstas está o prolongamento da Linha 13-Jade, que hoje liga a estação Engenheiro Goulart até o Aeroporto de Guarulhos, nas duas pontas, até Bonsucesso de um lado e à região central do município de São Paulo no outro. Atualmente os trens chegam até a Luz e ao Brás apenas em alguns horários.
A Linha 13 foi projetada para transportar mais de 100 mil usuários por dia, mas transporta uma média de 15 mil. A expectativa da CPTM é com as extensões, elevar o uso da ferrovia. O PPA – Plano Plurianual 2020-2023 prevê que neste período, 50% da extensão da Linha Jade esteja concluída.
Linha 11 e demais
O documento ainda revela investimentos para a extensão da Linha 11 – Coral até a Barra Funda e as seguintes modernizações de infraestrutura e sistemas: Linha 7 – Rubi, Linha 8 – Diamante, Linha 10 – Turquesa, Linha 11 – Coral e Linha 12 – Safira.