Foto: Site Engenheiro da Vida
Recordar é viver

Estações que “sumiram” na Linha 11 da CPTM entre Brás e Guaianazes

A Linha 11-Coral, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, liga as estações Luz e Estudantes, e a partir de 2000, passou operar em um trecho desprovido de paradas, sendo conhecido como “Expresso Leste”. Os trens partem do Brás, param apenas no Tatuapé, e depois chegam até Itaquera.

O trecho foi denominado como “expresso”, apesar de ser um “semi-expresso” já que há paradas no meio do caminho, por conta da supressão de estações ao longo do trecho, deixando o atendimento parador para a Linha 3-Vermelha do Metrô, que em grande parte do traçado corre ao lado da ferrovia.

Foto: Renato Lobo | Via Trolebus

A Linha 11 então passou a servir aos passageiros residentes do extremo leste, como meio de deslocamento mais rápido ao centro, com poucas paradas. É hoje a linha da CPTM com maior demanda, e com menor intervalo, e com trens novos.

Mas, havia estações neste trecho, e informações divulgadas no completo site “Estações Ferroviárias” mostram quais eram:

– Primeira parada:

Um mapa de 1913 da cidade de São Paulo mostra a Primeira Parada como sendo localizada no cruzamento triplo da linha da Central com a rua Visconde de Parnahyba e a rua do Hipódromo. Em 1930 não estava mais em funcionamento.

– Segunda Parada

Um mapa de 1913 da cidade de São Paulo mostra a Segunda Parada como sendo localizada no cruzamento da linha da Central com a rua Lopes Coutinho, nos fundos do Prado da Mooca. Em 1930 não estava mais em funcionamento.

– Engenheiro São Paulo

Aberta em 1920 para atender a eventuais passageiros, e funcionários da Central, dentro do que era o pátio de cargas.

– Terceira parada

O site menciona a estação sendo localizada no cruzamento da linha da Central com a rua João Bueno (hoje Siqueira Bueno), bem próxima da Segunda e da Quarta Parada. Em 1930 não estava mais em funcionamento.

– Quarta parada | Clemente Falcão

Provavelmente próxima á atual rua Cassandoca. Em 1948, já tinha o nome de Clemente Falcão. A estação foi fechada quando se inaugurou a estação Tatuapé em 1981. O nome da estação deu nome ao cemitério que fica ao lado do SESC Belenzinho.

– Engenheiro Gualberto

Estação que funcionava até os anos 2000, que ficava nas proximidades da estação Carrão, conforme imagem abaixo:

Foto: Site Estações Ferroviárias

– Carlos de Campos

Funcionou até 2000, e foi suprimida com a inauguração do Expresso Leste. Ficava junto à estação Penha do metrô.

– Vila Matilde

Ficava anexo ao Viaduto Dona Matilde, e também foi desativada com o início do Expresso Leste em 2000.

-Patriarca

Funcionou até 2000, e foi suprimida com a inauguração do Expresso Leste. Ficava junto à estação do metrô.

– Arthur Alvim

A estação foi reformada em 1988 e aberta com as novas instalações em 20 de dezembro desse ano, para se conectar com a nova estação do mesmo nome do metrô. Mas parou de funcionar em 2000.

-Itaquera

Inaugurada como São Miguel, em 1875, passou a ser chamada como Itaquera em 1909. Ficava na região onde os moradores chamam de “centro de Itaquera”.

Foto: Site Estações Ferroviárias

– XVI de Novembro

Ficava em próximo a Estrada Itaquera/Guaianazes. Foi desativa em 2000.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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