A Linha 11-Coral, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, liga as estações Luz e Estudantes, e a partir de 2000, passou operar em um trecho desprovido de paradas, sendo conhecido como “Expresso Leste”. Os trens partem do Brás, param apenas no Tatuapé, e depois chegam até Itaquera.
O trecho foi denominado como “expresso”, apesar de ser um “semi-expresso” já que há paradas no meio do caminho, por conta da supressão de estações ao longo do trecho, deixando o atendimento parador para a Linha 3-Vermelha do Metrô, que em grande parte do traçado corre ao lado da ferrovia.
A Linha 11 então passou a servir aos passageiros residentes do extremo leste, como meio de deslocamento mais rápido ao centro, com poucas paradas. É hoje a linha da CPTM com maior demanda, e com menor intervalo, e com trens novos.
Mas, havia estações neste trecho, e informações divulgadas no completo site “Estações Ferroviárias” mostram quais eram:
– Primeira parada:
Um mapa de 1913 da cidade de São Paulo mostra a Primeira Parada como sendo localizada no cruzamento triplo da linha da Central com a rua Visconde de Parnahyba e a rua do Hipódromo. Em 1930 não estava mais em funcionamento.
– Segunda Parada
Um mapa de 1913 da cidade de São Paulo mostra a Segunda Parada como sendo localizada no cruzamento da linha da Central com a rua Lopes Coutinho, nos fundos do Prado da Mooca. Em 1930 não estava mais em funcionamento.
– Engenheiro São Paulo
Aberta em 1920 para atender a eventuais passageiros, e funcionários da Central, dentro do que era o pátio de cargas.
– Terceira parada
O site menciona a estação sendo localizada no cruzamento da linha da Central com a rua João Bueno (hoje Siqueira Bueno), bem próxima da Segunda e da Quarta Parada. Em 1930 não estava mais em funcionamento.
– Quarta parada | Clemente Falcão
Provavelmente próxima á atual rua Cassandoca. Em 1948, já tinha o nome de Clemente Falcão. A estação foi fechada quando se inaugurou a estação Tatuapé em 1981. O nome da estação deu nome ao cemitério que fica ao lado do SESC Belenzinho.
– Engenheiro Gualberto
Estação que funcionava até os anos 2000, que ficava nas proximidades da estação Carrão, conforme imagem abaixo:
– Carlos de Campos
Funcionou até 2000, e foi suprimida com a inauguração do Expresso Leste. Ficava junto à estação Penha do metrô.
– Vila Matilde
Ficava anexo ao Viaduto Dona Matilde, e também foi desativada com o início do Expresso Leste em 2000.
-Patriarca
Funcionou até 2000, e foi suprimida com a inauguração do Expresso Leste. Ficava junto à estação do metrô.
– Arthur Alvim
A estação foi reformada em 1988 e aberta com as novas instalações em 20 de dezembro desse ano, para se conectar com a nova estação do mesmo nome do metrô. Mas parou de funcionar em 2000.
-Itaquera
Inaugurada como São Miguel, em 1875, passou a ser chamada como Itaquera em 1909. Ficava na região onde os moradores chamam de “centro de Itaquera”.
– XVI de Novembro
Ficava em próximo a Estrada Itaquera/Guaianazes. Foi desativa em 2000.
comentários