Foto: Fly2Blue
Mobilidade Urbana

Em meio à quarentena, Metrô e CPTM tem aumento de 20% no número de passageiros

Após uma queda em torno de 80% no fluxo de usuários no sistema metroferroviário na região metropolitana de São Paulo, por conta da pandemia do novo coronavírus, o Metrô e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM voltaram a registrar aumento no volume de passageiros que utilizam esses meios de transporte.

A informação é do secretário dos transportes metropolitanos, Alexandre Baldy, em entrevista à rádio Bandeirantes, informação divulgada no Diário do Transporte. Segundo o titular da pasta, houve um acréscimo de 20% no fluxo de passageiros:

Dia a dia, desde o início de isolamento social, estamos verificando que as pessoas estão aumentando suas rotinas de saírem de suas casas. Se avaliarmos desde o dia 11 de março, quando o transporte, entre EMTU, CPTM e Metrô, registrou mais de 10,5 milhões de passageiros, na mesma quarta-feira [depois do início do isolamento], caiu pra 2,079 milhões de passageiros. Já na última quarta-feira [15 de abril de 2020] nós chegamos a 2,45 milhões de passageiros por dia. Portanto, já aumentou em 20% nas operações que o Estado gerencia” – diz Baldy.

Isolamento social em baixa

Informações transmitidas durante a coletiva de imprensa do Governo do Estado de São Paulo, dão conta de que a taxa de isolamento no estado ficou em 49% nesta quinta-feira, 16 de Abril, índice bem abaixo dos 70% que é recomendado pelas autoridades médicas.

O monitoramento é feito com base na geolocalização dos celulares, respeitando o sigilo de seus usuários. O índice no começo da semana estava em 52%, o que mostra um novo afrouxamento no distanciamento social.

Farol amarelo

“50% é um bom número, mas a meta é 70%. 49%: farol amarelo, traz preocupação”, afirmou o infectologista David Uip, coordenador do Centro de Contingência contra o Coronavírus no estado.

Quarentena até o dia 10 de maio

O Governador de São Paulo, João Doria, acabou prorrogando a quarentena até o dia 10 de maio. A determinação segue dentro dos mesmos princípios da estabelecida até o momento. No estado, o número de mortos já passa dos 800 e de infectados, dos 11 mil.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Anúncios