Em um balanço de 2019 divulgado no Diário Oficial do Estado, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM divulgou que estuda implantar atendimentos na Linha 10-Turquesa até a Estação da Luz. Segundo o documento, a medida seria para aliviar o fluxo de passageiros na Linha 2-Verde:
“São previstos, após a conclusão de todo programa, dois loops operacionais (Luz – Rio Grande da Serra e Luz – Mauá), acessibilidade de todas as estações, renovação da frota, modernização e ampliação dos sistemas. Desta forma, a Linha 10 – Turquesa aumentará sua capacidade de suporte à rede integrada de transporte sobre trilhos, uma vez que auxiliará no equilíbrio do sistema metroferroviário, aliviando aliviando especialmente o fluxo de passageiros da Linha 2 – Verde do Metrô” – diz o texto.
Atendimento suprimido
O serviço entre a Luz e Rio Grande da Serra foi suprimido em 2011, e a Linha 10 passou a ter como estação inicial o Brás. Mas em 2013 o então secretários dos transportes metropolitanos, Jurandir Fernandes, chegou a dizer que os trens voltariam a operar em seu traçado original, desde que o projeto chamado Expresso ABC fosse implantado.
O Trem expresso de fato começou a operar, mas em uma modalidade diferente. Na década passada, o serviço expresso era previsto para ligar o centro até a região do ABC. Em 2016, a CPTM implantou o serviço aproveitando a via férrea central, mas somente entre as estações Prefeito Celso Daniel – Santo André e Tamanduateí, trecho com maior demanda.
Até Luz somente aos sábados
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM implantou em 2019, um semi-serviço expresso na Linha 10-Turquesa, entre Santo André e a Luz, que funciona aos sábados. O “Expresso Linha 10+”tem três partidas da Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André, às 7h, 8h e 9h, com destino à Estação Luz. O trem faz paradas nas estações São Caetano, Tamanduateí e Brás. Já as partidas na Estação Luz ocorrem às 12h, 13h e 14h.
Um dia chegou na Barra Funda
Em 2001, a linha chegou a atender a Barra Funda. A extensão da chamada Linha D beneficiaria 10 mil usuários por dia, segundo comunicado do governo estadual na época, e permitiria um ganho de tempo de viagem de até 10 minutos gasto pelo passageiro, anteriormente, na transferência de linha na Estação da Luz.
Pouco tempo depois, a linha 10 voltou para a Luz.
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