Trem na Estação Central, em Santiago | Foto: Renato Lobo - Via Trolebus
Trens Regionais

Chile aprova plano bilionário com novas rotas de trem metropolitano e intercidades

O governo do Chile aprovou o plano de investimentos de US $ 1,9 bilhão para os anos de 2020 até 2022, que deve contemplar a Chilean State Railways (EFE).

O aporte de recursos será usado para um projeto ferroviário entre Santiago e Melipilla, com previsão de obras em junho. O chamado Melitrén, também conhecido como Trem do Maipo, terá extensão de 61 km.

É previsto também a construção da linha Santiago – Batuco, serviço na Região Metropolitana de Santiago, que será operado pela State Railways Company. Terá 27 km de extensão, ligando o centro de Santiago do Chile à cidade de Batuco (comuna de Lampa), com duas rotas para uso exclusivo do transporte de passageiros, mais uma terceira que servirá como centro de transporte de carga.

Ainda estão na previsão de obras a ponte ferroviária Biobío, em Concepción, prevista para 2021. A EFE também planeja modernizar o serviço interurbano Santiago – Chillan a um custo de US $ 115 milhões. Isso inclui a construção de um centro de manutenção de trens, onde uma licitação para estudos de engenharia foi lançada no dia 20 de abril.

Outros projetos incluem a renovação da linha Talca – Constitución, a expansão do serviço ferroviário de Valparaíso para Quillota e La Calera, a compra de material rodante para a linha de Santiago – Nos – Rancagua e a atualização da ferrovia cargueira para San Antonio.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus