A quarentena em todo o estado de São Paulo foi decretada no dia 24 de março de 2020. A medida é para tentar frear a propagação do novo coronavírus. O Estado registrou até a tarde desta quarta-feira, 164 mortes. Autoridades médicas pedem para as pessoas não saírem de casa e evitar aglomerações, mas aqueles que ainda precisam se deslocar em alguns momentos, ainda encontram o transporte cheio.
No geral, trens, metrô e ônibus tiveram redução em mais de 80%, mas há alguns casos de lotação. Nesta quinta-feira, 02 de Abril, um passageiro registrou um trem da Linha 7-Rubi da CPTM com bastante passageiros juntos.
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, por sua vez, diz que está atenta ao fluxo de passageiros, e que pode inserir mais trens na operação:
Olá, Celso. Como tivemos redução dos passageiros em 76%, com isso, reduzimos a frota em apenas 35%, mas sempre observando o fluxo das estações pra inserir trens imediatamente se for necessário pra evitar aglomerações.
Lembrando que é essencial que as pessoas evitem circular por+— CPTM (@CPTM_oficial) April 2, 2020
No Metrô
O perfil SP Sobre Trilhos no twitter mostrou como estava a conexão das Linhas 3-Vermelha e 1-Azul na estação Sé, por volta das 06h15 da manhã desta quinta:
06:16
02/04/2020
Baldeação na estação Sé do Metrô entre as linhas 3 vermelha x 1 azul
. @L3Vermelha @L1Azul @radiotransitofm @RBandeirantes @viatrolebus #sp1 #sp2 #bpsp #corona #quarentena #covid19 #covid pic.twitter.com/qYXNVcfbMv— 🦠😷 SP Sobre Trilhos 🚈 (@SPSobreTrilhos) April 2, 2020
Uma certa quantidade de passageiros também foi observado em trens do Metrô. Um post de um usuário nesta quarta mostrava um trem com pessoas próximas. Já o Metrô diz que espera que a população colabore evitando sair de casa:
Oi Eriko, como alguns operadores de trem faziam parte do grupo de risco, eles foram afastados para sua própria saúde. Assim, o intervalo pode estar um pouco maior que o habitual. Esperamos contar com sua colaboração nesse período+
— Metrô de São Paulo (@metrosp_oficial) April 1, 2020