A ferrovia que liga Osasco e Grajaú, com 32,8 km de extensão e 18 estações, deve ganhar mais 4,5 km até Varginha. Mas pelo menos outras três extensões foram previstas para a Linha 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, em diferentes momentos:
1 – Extensão até Paralheiros
O leito ferroviário original da Linha 9 após as Grajaú e Varginha, ia até a junção com o ramal cargueiro na antiga estação Evangelista de Souza, no entrocamento com a ferrovia Mairinque-Santos. Correspondia a um atendimento ferroviário, servido como caminho de passagem de um trem que ligava São Paulo a Santos.
Havia também até a década de 80, um trem de subúrbio entre Julio Prestes e Evangelista de Souza, que cortava Parelheiros. Mas atualmente não há mais atendimento cargueiro e nem se quer trilhos.
O projeto de levar a Linha 9 até Parelheiros já foi amplamente discutido, inclusive com direito a promessas eleitorais, mas o que depender da CPTM, o trem não deve chegar no bairro que é mais perto do litoral, que o centro da capital.
A declaração sobre a supressão do projeto foi dada pelo presidente da Companhia, Pedro Moro, durante uma visita às obras da futura estação Mendes Vila Natal, ocorrida em janeiro, com a presença do Via Trolebus.
Moro disse que foram feitos estudos, mas que pelo tipo de atendimento recomenda-se a instalação de um corredor de ônibus. A região conta com uma área de 153 km² e uma população de 202.321 habitantes. Dista-se de 15 a 25 quilômetros de Itanhaém e de São Vicente, no litoral e de 50 a 60 quilômetros do região central do município.
2 – Extensão até a Lapa
Em 2011, a CPTM estudava implantar uma variação da linha 9, com um acréscimo de 7,5 km a partir da estação Ceasa, permitindo uma viagem direta, sem baldeação, até as regiões de Lapa e Água Branca. O transporte entre a zona oeste até a Berrini (zona sul) seria feito em 21 minutos.
A nova extensão foi incluída nos projetos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, dentro do mandato do ex-governador Geraldo Alckmin. Na época, esse trajeto demorava 31 minutos, com transferência entre duas linhas de trem, na estação Presidente Altino. Usuários precisavam acessar a linha 8 – Diamante para chegar à região da Lapa .
Mas, o projeto perdeu o sentido na medida em que a Linha 9 ganhou integração com a Linha 4-Amarela em Pinheiros. O deslocamento dos passageiros entre Berrini e Centro passou a ser feito pelo eixo das Linhas 9 e 4.
3 – Extensão até Carapicuíba
A Linha Sul da Fepasa, também conhecida como Ramal de Pinheiros ou Ramal de Jurubatuba, foi uma linha ferroviária criada no início dos anos 1970, no lugar do antigo Ramal Sul da Estrada de Ferro Sorocabana. Atualmente a Linha Sul foi incorporada pela CPTM, sendo conhecida como Linha 9.
Na década de 70, era previsto que o início do ramal fosse na Estação Carapicuíba, com a construção de uma linha paralela ao ramal oeste. Mas os planos da Fepasa não foram concluídos.
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