A cidade de Diadema conta com 420.934 habitantes, sendo décimo quarto mais populoso do estado e o 55º do Brasil. É pertencente à região do ABC, e único transporte mais robusto, n]ao contando seu sistema de ônibus, é o atendimento do corredor São Mateus-Jabaquara e sua extensão Diadema-Brooklin, sistema que já está saturado.
Mas o município já foi citado para ser contemplado em transportes de alta capacidade, contando com promessas de autoridades, além de apresentações por parte das operadoras. Neste material citamos quatro vezes que isso ocorreu:
– Linha 17-Ouro
Em 2017, o Reporte Diário menciona a principal peça de campanha eleitoral de Regina Gonçalves na tentativa de retornar ao cargo como deputada, na eleição de 2014. “É realidade! Diadema terá Metrô!” – dizia umas das peças de campanha.
Mas na época, representantes do governo trataram de desmentir a informação. “Não tem nenhum estudo nesse momento para sequência da Linha 17 até Diadema. A gente já tem uma boa extensão para cuidar ainda. Se no futuro efetivamente o ramal atingir para onde está programado, quem sabe poderemos discutir essa extensão”, pontuou o então diretor de Engenharia e Construções do Metrô, Paulo Meca. Sem projeto executivo, a proposta era fazer o monotrilho passar pela Rodovia dos Imigrantes e atravessar a Vila Élida até o Terminal Diadema.
“Fiz o que deveria fazer: brigar por investimentos pela minha cidade. Avançamos muito com o secretário (estadual) da época, tanto que temos dotações orçamentárias da época. Se o governo do Estado não deu sequência, prova que a cidade precisa ter seu representante (no Legislativo)”, disse a então candidata derrotada nas urnas.
– Linha 1-Azul
Jurandir Fernandes, ex-secretário dos transportes metropolitanos, chegou a cogitar a Linha 1 até a cidade, mas após a maturação da malha. “A Linha 1 está no seu limite. Não adianta fazer uma extensão se não cabe mais ninguém. Na medida em que você torna a rede mais malhada, com mais conexões, pode voltar a ser analisada a ampliação.” – afirmou.
– Linha X
Durante uma apresentação em associação para Engenheiros e Arquitetos de São Paulo, foi mostrado o Plano Plurianual (PPA), do Metrô de São Paulo entre os anos de 2019 e 2026, falou em uma possível linha, sem nomenclatura.
Constava em um horizonte mais longe, além das ligações cortadas no mapa mais atual, que foi divulgado nas últimas semanas, como a Linha 21 que passará pela Celso Garcia, da chamada Linha 23-Arco Norte, uma nova ligação jamais divulgada por estes futuros mapas que ligará São Paulo até Diadema.
– Arco Sul
Um projeto ferroviário com 65 km de extensão que ligaria o ABC até Alphaville, famoso bairro em Santana de Parnaíba, na região metropolitana de São Paulo.
Estaria à cargo da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, com um traçado entre a futura estação Pirelli, rumo a Alphaville, atendendo a bairros do extremo sul da cidade de São Paulo e ABC, cruzando o Paço Municipal de São Bernardo do Campo, Diadema, Jurubatuba na Linha 9-Esmeralda da CPTM, Campo Limpo na Linha 5-Lilás, região de Taboão da Serra, cruzando com a Linha 4-Amarela, Belo Monte em conexão com uma extensão metroviária chamada de linha 22-Bordo, chegando a estação António João da Linha 8-Diamante e posteriormente em Alphaville.
Mas a nova super linha, que ainda não tem definição sobre o modal de transporte que deve usar, não deve sair do papel na atual gestão. A informação é do presidente da operadora, Pedro Moro, durante reunião com sites e blogs do setor dos transportes, no último dia 6 de abril de 2019.
Projetos não faltam. Um deles, da conta de uma ligação perimetral entre o ABC Paulista até Guarulhos, a chamada Linha 14-Ônix, onde é previsto um VLT – Veículo Leve Sobre Trilhos passando por vias importantes como a Jacu Pêssego.
A companhia deve nos próximos anos focar na melhoria dos serviços, segundo o que disse Pedro Moro, com a redução de intervalos e o aumento na oferta de lugares.
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