Foto: Renato Lobo | Via Trolebus
CPTM

Trens da série 8500 serão “emprestados” para as Linhas 8 e 9

Quinze composições da série 8500, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, serão emprestados para as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, após a conclusão da concessão das duas ferrovias, de acordo com a minuta do edital, disponível no site da Secretaria dos Transportes Metropolitanos -STM.

Com o “jogo das cadeiras”, os 36 trens da série 8000 devem ser realocados para outras linhas, parte deles muito provavelmente para a 11-Coral, que atualmente conta com 35 “8500”, e que deve perder temporamente os 15.

Foto: Felipe Barros

Também farão parte da frota da operadora todos os 40 trens da série 7000. Duas composições paralisadas deverão retornar a operação.

Segundo ainda o documento, decorrido o prazo máximo de 30 meses da assinatura do contrato de concessão, a nova operadora deverá ter devolvido à CPTM os 15 trens da Série 8500 e 15 trens da Série 7000, ficando com os restantes 25.

A nova operadora terá que adquirir 30 novos trens, totalizando então 55 composições, além dos seis 5400 da extensão operacional da Linha 8, entre Itapevi e Amador Bueno.

A primeira audiência pública para a concessão dos serviços foi feita na semana passada. Em maio deste ano deve ser lançado o edital e a entrega de propostas está prevista para setembro.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Retirar os 8500 da linha 11 é uma atitude absolutamente descabida e que a população não pode deixar acontecer, nada justifica tamanha bagunça e irresponsabilidade administrativa.

  • aí passa os 30 meses, nada de devolver …

    sem contar que os 2 trens 7000 fora de operaçao, 1 a CAF já reformou e vai entregar pra cptm, o outro virou sucata e é mais facil virar talher do que trem em operaçao.

Publicidade

Anúncios