Produzidos nos anos 2000, os cinco trens da série 3000 com formação de oito carros não tem sido vistos com tanta frequência na Linha 10-Turquesa [Brás – Rio Grande da Serra] da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM.
Mas nos últimos dias, pelo menos duas unidades vem prestando serviços. O Canal “The Railway” publicou um vídeo onde mostra uma das composições de volta ao Expresso Linha 10+, que funciona aos sábados entre Santo André a Luz:
Na última quarta-feira, 11 de março, a reportagem do Via Trolebus notou duas unidades prestando serviços no serviço parador. Há informações não confirmadas oficialmente que os 3000’s tem sido problemáticos na operação com avarias constantes.
Compra da série
A CPTM realizou a licitação internacional nº 114/1994. Financiada pelo BID, prevendo a aquisição de uma frota de 10 trens unidade elétricos de 4 carros. O contrato foi vencido pelas empresas Siemens AG/Simmering-Graz-Pauker (SGP) e Mitsui, pelo valor de DM 102.889.234.
Por problemas econômicos de governo paulista, o contrato foi congelado. Após os Tumultos na CPTM em 1996, o governo paulista retomou o projeto de remodelação dos subúrbios e contratou as obras faltantes na Linha 9 (ex Linha Sul da Fepasa, incluindo os trens. Assim, o contrato assinado em 1994 só foi efetivado em 4 de julho de 1997, por US$ 70 milhões, prevendo-se a entrega dos trens em 36 meses.
Os trens unidade foram construídos na Alemanha (com peças importadas do Japão) e montados na fábrica da Siemens de Maribor, Eslovênia, sendo a primeira unidade entregue em 10 de novembro de 2000.