Com cerca de 600 mil passageiros por dia, em tempos sem pandemia, a Linha 5-Lilás conta com 19,9 km de extensão e 17 estações. Existem, no entanto, ao menos dois projetos de expansão do eixo metroviário administrado pela ViaMobilidade.
A linha lilás cumpre um papel importante no descocamento de passageiros que residem no extremo sul de São Paulo, que passaram a partir de 2018 a contar com uma conexão direta com o resto da malha metroviária, sem contar com a integração do Metrô com os trens da Linha 9-Esmeralda da CPTM. Ajuda ainda no deslocamento de usuários da Zona Sudeste da capital em direção a bairros da Zona Sul.
Extensão até o Jardim Ângela
O projeto mais consolidado é de levar os trens rumo ao bairro do Jardim Ângela. Há tratativas para que o setor privado banque as obras.
Foi publicado do Diário Oficial do último dia 07 de março de 2020, que o Metrô de São Paulo revogou a contratação do projeto básico de extensão. Mas, segundo o comunicado mais atual, o cancelamento foi uma recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
A nova extensão teria 4 km de extensão e mais 3 novas estações: Jardim Ângela, Comendador Sant’Anna e M’Boi Mirim.
Extensão até o Ipiranga
O Metrô de São Paulo estuda também levar a Linha 5-Lilás rumo ao Ipiranga, conectando com a Linha 10-Turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM.
A informação foi divulgada no Relatório de Gestão 2015-18, e mostra “projetos elaborados para compor leque de alternativas para decisão de implantação”, ou seja, a decisão final de tocar a extensão cabe ao poder executivo.
O documento cita “definição de diretrizes para a extensão da Linha 5 – Lilás até Ipiranga”. O estudo pode significar uma distribuição de usuários na região, já que a linha 2-verde [Vila Madalena – Vila Prudente] pode ser sobrecarregada com as novas conexões, sobretudo com a chegada até a Penha.
O projeto, entretanto, não consta na lista das ações futuras por parte do governo atual, então pelo menos até o final desta gestão, não teremos movimentações desta expansão.
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