YouTube video
Trens Regionais

9 países que contam com trens de passageiros de dois andares

Alguns sistemas de trens regionais e até urbanos no mundo, contam com composições de dois pisos. Confira:

Portugal

A empresa Comboios de Portugal, E.P.E. é uma operadora portuguesa de transporte ferroviário. Nos anos 2000 foram iniciadas as ligações Cacém/Alverca e Vila Franca de Xira/Alcântara Terra com a aquisição de trem de dois pisos da série UQE 3500. São usados no serviço Regional e InterRegional.

França

Na França, as linhas C e D da Rede Regional Express operam com trens de dois andares. Os trens Z 20500 foram fabricados por um consórcio na qual a Alstom faz parte. O RER d’Île-de-France, comumente abreviado RER, é um híbrido suburbano e de Metrô que serve Paris e seus subúrbios .

Os trens estão em erviços desde 1988 e as composições podem chegar até 140 km/h. A rede consiste em cinco linhas: A , B , C , D e E . A rede possui 257 estações e possui várias conexões com o metrô de Paris.

Estados Unidos

O Superliner é um tipo de carro ferroviário de passageiros interurbano com dois andares, usado pela empresa estatal Amtrak — companhia de transporte ferroviário de passageiros nos Estados Unidos. Os trens de dois andares incluem vagões-restaurante, lounges e vagões-cama. A maioria dos espaços para passageiros localiza-se no nível superior.

A rede operada pela Amtrak cobre uma vasta região dos Estados Unidos. Atende a uma rede de 33.800 quilômetros de trilhos, além de três rotas atendem o Canadá, servindo metrópoles como Montreal, Toronto e Vancouver, além de destinos intermediários.

Austrália

Uma rede com 961 km de extensão serve a cidade de Sydney, incluindo trechos subterrâneos na região central, e 178 estações divididas em oito linhas. Possui frequências no dias úteis a cada 3 minutos na parte subterrânea e a cada 15 minutos nas estações menores. Aos finais de semana o intervalo pode chegar até a 30 minutos.

A rede é administrada pela autoridade de transporte do Governo de New South Wales, o Transport for NSW. O sistema elétrico é alimentado por catenária e a bitola da malha é de 1 435 mm.

As viagens envolvendo serviços suburbanos e interurbanos são calculados como de uma única tarifa e não há penalidade por transferência de serviço. O bilhete também é válido em ônibus, ferries e no VLT, mas com tarifas diferentes.

Alemanha

A DB Regio AG, uma subsidiária da Deutsche Bahn, opera serviços de trem suburbano de curta e média distância na Alemanha, e conta com trens de dois andares.

Israel

A Israel Railways, teve sua primeira e segunda geração de veículos de dois andares para as rotas suburbanas em torno de Tel Aviv, fabricadas pela Bombardier.

China

Os trens de dois níveis Chineses são usados ​​principalmente para serviços regionais na China, como os trens interurbanos Kunming – Dali – Lijiang em Yunnan e o trem expresso Shijiazhuang – Qinhuangdao em Hebei. Além disso, é fornecido um serviço de trem de dois andares da agência ferroviária entre Tianjin e Baoji (via estação ferroviária oeste de Pequim ).

Finlândia

Os vagões de dois andares foram projetados para operar em velocidades mais altas que os carros de passageiros comuns – até 200 km/h, embora o limite superior tenha sido mais tarde reduzido para trens que entram nos túneis.

Hong Kong

A MTR e a antiga KCRC operam vagões de dois andares com os trens da KTT em sua rota de fronteira entre Kowloon e Guangzhou.

Além desses países, há trens de dois pisos no Canada, Dinamarca, Índia, Itália, Japão, Rússia, Eslováquia, Suécia, Suíça, Ucrânia, Irá, Coreia do Sul e Romênia.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus