Alguns sistemas de trens regionais e até urbanos no mundo, contam com composições de dois pisos. Confira:
Portugal
A empresa Comboios de Portugal, E.P.E. é uma operadora portuguesa de transporte ferroviário. Nos anos 2000 foram iniciadas as ligações Cacém/Alverca e Vila Franca de Xira/Alcântara Terra com a aquisição de trem de dois pisos da série UQE 3500. São usados no serviço Regional e InterRegional.
França
Na França, as linhas C e D da Rede Regional Express operam com trens de dois andares. Os trens Z 20500 foram fabricados por um consórcio na qual a Alstom faz parte. O RER d’Île-de-France, comumente abreviado RER, é um híbrido suburbano e de Metrô que serve Paris e seus subúrbios .
Os trens estão em erviços desde 1988 e as composições podem chegar até 140 km/h. A rede consiste em cinco linhas: A , B , C , D e E . A rede possui 257 estações e possui várias conexões com o metrô de Paris.
Estados Unidos
O Superliner é um tipo de carro ferroviário de passageiros interurbano com dois andares, usado pela empresa estatal Amtrak — companhia de transporte ferroviário de passageiros nos Estados Unidos. Os trens de dois andares incluem vagões-restaurante, lounges e vagões-cama. A maioria dos espaços para passageiros localiza-se no nível superior.
A rede operada pela Amtrak cobre uma vasta região dos Estados Unidos. Atende a uma rede de 33.800 quilômetros de trilhos, além de três rotas atendem o Canadá, servindo metrópoles como Montreal, Toronto e Vancouver, além de destinos intermediários.
Austrália
Uma rede com 961 km de extensão serve a cidade de Sydney, incluindo trechos subterrâneos na região central, e 178 estações divididas em oito linhas. Possui frequências no dias úteis a cada 3 minutos na parte subterrânea e a cada 15 minutos nas estações menores. Aos finais de semana o intervalo pode chegar até a 30 minutos.
A rede é administrada pela autoridade de transporte do Governo de New South Wales, o Transport for NSW. O sistema elétrico é alimentado por catenária e a bitola da malha é de 1 435 mm.
As viagens envolvendo serviços suburbanos e interurbanos são calculados como de uma única tarifa e não há penalidade por transferência de serviço. O bilhete também é válido em ônibus, ferries e no VLT, mas com tarifas diferentes.
Alemanha
A DB Regio AG, uma subsidiária da Deutsche Bahn, opera serviços de trem suburbano de curta e média distância na Alemanha, e conta com trens de dois andares.
Israel
A Israel Railways, teve sua primeira e segunda geração de veículos de dois andares para as rotas suburbanas em torno de Tel Aviv, fabricadas pela Bombardier.
China
Os trens de dois níveis Chineses são usados principalmente para serviços regionais na China, como os trens interurbanos Kunming – Dali – Lijiang em Yunnan e o trem expresso Shijiazhuang – Qinhuangdao em Hebei. Além disso, é fornecido um serviço de trem de dois andares da agência ferroviária entre Tianjin e Baoji (via estação ferroviária oeste de Pequim ).
Finlândia
Os vagões de dois andares foram projetados para operar em velocidades mais altas que os carros de passageiros comuns – até 200 km/h, embora o limite superior tenha sido mais tarde reduzido para trens que entram nos túneis.
Hong Kong
A MTR e a antiga KCRC operam vagões de dois andares com os trens da KTT em sua rota de fronteira entre Kowloon e Guangzhou.
Além desses países, há trens de dois pisos no Canada, Dinamarca, Índia, Itália, Japão, Rússia, Eslováquia, Suécia, Suíça, Ucrânia, Irá, Coreia do Sul e Romênia.
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