Guarulhos é a segunda cidade mais populosa do estado de São Paulo, sendo a 13ª mais populosa do Brasil e a 53ª mais populosa do continente americano, com 1.365.899 habitantes, de acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2018.
Uma ligação metroviária é muita aguardada, e o projeto da Linha 19-Celeste junto com a extensão da Linha 2-Verde, são as chances que o município tem de se conectar a malha sobre trilhos, além da Linha 13-Jade da CPTM.
O site Metrô/CPTM divulgou uma notícia em que fala sobre a contratação de estudos do solo para o projeto, e trouxe alguns detalhes do possível traçado e os bairros por onde deve passar o eixo metroviário.
De acordo com a publicação a Linha 19 deve cortar os bairros guarulhenses de Macedo, Vila Augusta, Vila Endres, Vila Itapegica, em Guarulhos, além de Jardim Julieta, Vila Medeiros, Jardim Japão, Vila Maria, Brás, Luz e o centro, na cidade de São Paulo.
Vídeo: Quando Guarulhos terá Metrô?
Projeto básico em 2020
O Projeto Básico do trecho deve ser contratado pelo Metrô ainda em 2020. O eixo de transporte entre Guarulhos e capital deve ter 15 estações e 19,4 km, de acordo com o Projeto Funcional. Após a preparação do Projeto Básico é possível a definição das fontes de recursos financeiros e contratação dos Projetos Executivos, que permitem o início das obras.
Possíveis estações e demanda prevista
Os estações atendidas serão: Anhangabaú, São Bento, Pari, Silva Teles, Catumbi, Vila Maria, Curuçá, Jardim Japão, Jardim Brasil, Jardim Julieta, Itapegica, Dutra, Vila Augusta, Guarulhos, Bosque Maia. A demanda diária prevista é de 526 mil passageiros.
comentários