Monotrilho

Consórcio que construiria monotrilho do ABC deve ser indenizado após desistência da linha

Em julho de 2019, o governador João Doria decidiu cancelar a licitação feita na gestão Geraldo Alckmin para a construção da linha 18 – Bronze, uma linha de monotrilho que ligaria a estação Tamanduateí ao ABC. Foi uma decisão unilateral por parte do Governo de São Paulo. A administrarão estadual decidiu construir um corredor de ônibus no lugar.

A concessionária VemABC havia sido a ganhadora para construir e operar o meio de transporte. O Estado ficaria a cargo das desapropriações.

Passados meses sem notícia de como está o andamento do processo de rescisão, a VemABC informou em nota ao Via Trolebus que a Secretaria dos Transportes Metropolitanos somente em 22 de novembro, 4 meses após o anúncio de Doria,  enviou um comunicado a concessionária informando a respeito da instauração de procedimento administrativo para encerramento do contrato.

“Em comum acordo ambas as partes inciaram um processo de arbitragem para definir a indenização devida por Danos Emergentes e Lucros Cessantes à Concessionária, por conta da decisão unilateral do Estado de São Paulo de encerrar o Contrato após  5 anos e meio, sem a prévia reparação financeira da Parte Privada. No atual estágio o Estado solicitou que a Concessionária indicasse a Câmara Arbitral, o que foi feito pela concessionária em 30/01/2020“, diz nota do consórcio.

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

comentários

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Tomara que o MP investigue seriamente esse caso, cheiro de uma canalhice muito grande em tudo isso. Torço muito, para que aquela atrocidade do BRT nunca saia do papel,quem sabe depois dessa porcaria de ” gestor” ser chutado, um governador mais sério não retome o projeto original.

    • Disse tudo cara. Esse Dória foi um péssimo prefeito e está sendo, um ainda pior, governador. Idiota aquele que acreditou nas promessas de campanha desse enganador de carteirinha.

  • Somente serão prejudicados a população da região do ABC e as pessoas que vão lá para trabalhar e poderem contar com um transporte de qualidade. Esta linha de monotrilho iria melhorar também o entorno por onde iria passar. Infelizmente ao optarem por um BRT estão pensando apenas em inaugurar obras e não estão pensando a longo prazo e aqueles que defendem o BRT no lugar do monotrilho não usarão o BRT no seu dia a dia.

Publicidade

Anúncios