Série 2100 da CPTM na Extinta estação Campo Grande, quando trem metropolitano atendia a Vila de Paranapiacaba
CPTM

Atendimento da CPTM até Paranapiacaba está descartado

O presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, Pedro Moro, em entrevista à Rádio ABC e ao site Diário do Transporte, descartou a volta do atendimento das composições até Paranapiacaba.

Nas palavras de Moro, falta infraestrutura para o serviço. “A ligação entre Rio Grande da Serra e Paranapiacaba não pertence à CPTM, é da MRS Logística, emprega de carga, e tampouco há eletrificação do trecho. É muito difícil a chegada do trem até lá porque não é infraestrutura da CPTM, é da MRS”, afirmou.

Foto: Renato Lobo

A estação era atendida até novembro de 2001 pelos trens metropolitanos, a partir de uma extensão operacional da Linha 10-Turquesa, que atualmente liga o Brás até Rio Grande da Serra. Depois deste período, os trens somente passaram a seguir nos fins de semana para Paranapiacaba, e um ano depois, a suspensão total do trem para a vila. Havia a justificativa que o volume de usuários era muito baixo.

O usuário tem como opção o ônibus da linha 424, que liga Rio Grande da Serra a Paranapiacaba, pagando tarifa de R$ 4,80. Ou então, desembolsar R$ 44,00 nos finais de semana para utilizar o Expresso Turístico da CPTM entre Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André, com destino a Paranapiacaba.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus