Foto: Renato Lobo
Trens Regionais

Via férrea da Linha 7-Rubi pode ganhar mais trilhos a partir de Perus para trem cargueiro

O futuro operador do serviço de Trem Intercidades entre São Paulo e Campinas poderá ter que construir uma via férrea dedicada ao transporte cargueiro a partir de Perus, de acordo com uma entrevista do secretário dos transportes metropolitanos, Alexandre Baldy, ao portal UOL.

“É provável que as empresas tenham de construir uma via dedicada para carga pelo menos a partir de Perus”, afirmou Baldy.

A segregação das vias é primordial para o sucesso de trem de passageiros. Atualmente a malha da CPTM no eixo entre a Luz e a estação Pirituba conta com uma via auxiliar no meio das duas que abrigam a Linha 7-Rubi. Entre Pirituba e Jundiaí, há apenas duas vias que servem aos dois sentidos dos trens metropolitanos.

O trem intercidades deve partir da estação Palmeiras-Barra Funda, em direção a Campinas, parando apenas em Jundiaí. A previsão do governo estadual é lançar a licitação do trem de média percurso em 2020.

Foto: Renato Lobo

Trem a 120 km/h  e a Biodiesel 

Outra informação da reportagem é que as composições podem trafegar a uma velocidade de mais de 120 km/h. Baldy voltou a afirmar que o sistema poderá ser parecido com um trem de passageiros da Florida, movido a biodiesel.

“É um projeto que guarda semelhanças com o nosso, por ser de um estado que está retomando o transporte ferroviário após décadas de expansão rodoviária, por conectar também uma grande região metropolitana”, analisa o secretário Baldy.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus