Não só apenas a China vem assistindo um crescente número de ônibus elétricos em operação nos serviços urbanos, mas a Índia vem adotando as novas tecnologias nos serviços aos passageiros.
De acordo com publicação do site Sustentable Bus, até 2025, o mercado de ônibus elétricos na Índia deverá atingir mais de 7.000 unidades, o que representa aumento de 53% no período de 2018 a 2025.
Os investimentos serão impulsionados principalmente pela adoção mais rápida e fabricação de veículos elétricos. E ônibus com comprimento inferior a 10 metros deverão ter um crescimento mais rápido. Os números são fornecidos pela P&S Intelligence em um resumo de seu último relatório sobre o mercado indiano de ônibus elétricos, publicado no Citi Blog News .
A fabricação terá um incentivo de até 60% do custo de compra. Outra fator que deve ajudar, é o incentivo aos fabricantes de ônibus elétricos pela política 100% de investimento direto estrangeiro (IDE) do governo e o apoio financeiro sob o esquema Make in India.
Essas medidas foram tomadas para reduzir os custos dos ônibus elétricos, a fim de torná-los mais acessíveis e facilitar sua adoção no país. Prevê-se que esses esquemas amigáveis aos fabricantes impulsionem o setor manufatureiro doméstico.
A Índia está em uma ambiciosa jornada para eletrificar 30% de suas frotas de veículos até 2030.