Foto: Renato Lobo
CPTM

CPTM prevê redução no intervalo do Expresso Aeroporto

O serviço expresso de trem da Linha 13-Jade entre a estação da Luz e o Aeroporto de Guarulhos deverá ter redução em seu intervalo. O prazo, no entanto, não foi revelado. A informação foi postada em uma reportagem do jornal “Folha de São Paulo“, em uma publicação sobre o baixo fluxo de passageiros no atendimento.

“O aumento de passageiros prosseguirá com a redução dos intervalos e a popularização da linha”, diz a reposta da operadora.

O trem custa R$ 8,80, tem um tempo de deslocamento de cerca de 30 minutos, nos horários: No sentido Aeroporto: 10h, 12h, 14h, 16h e 22h. Nos finais de semana e feriados: 8h, 13h e 18h. No sentido Luz, são: 9h, 11h, 13h, 15h e 21h. Nos finais de semana e feriados: 7h05, 12h05 e 17h05.

Trem vazio

O texto mostra que em 2019, o atendimento atingiu a média de 350 passageiros por dia útil. Este volume de passageiro caberia em um trem, e sobraria bastante espaço, já que uma composição pode levar mais de 2 mil pessoas.

Estação Aeroporto Guarulhos da Linha 13-Jade | Foto: Renato Lobo

O que precisa ser feito para a redução no intervalo?

O ponto chave na redução do intervalo deste, e de outros atendimentos esbarra na modernização do sistema de sinalização, tecnologia que controla os trens, suas movimentações e velocidades. A companhia prevê a troca, mas sem um prazo definido.

Uma licitação para a elaboração de projeto executivo, fornecimento e implantação de um novo sistema de sinalização para a Linha 12-Safira, foi feita em 2019.

A nova tecnologia possibilitaria a redução do intervalo para três minutos no trecho entre as estações Tatuapé e Calmon Vianna. A linha 12 liga Calmon Viana até a estação Brás. O trecho entre Brás e Engenheiro Goulart é compartilhado com os serviços Connect e Airport Express, da Linha 13-Jade.

Já nas Linhas 10-Turquesa e 11-Coral, devem ser as primeiras a receber o sistema de sinalização chamado de CBTC (Communications-Based Train Control), sigla em inglês que traduzindo ao nosso português se refere a “Controle de Trens Baseado em Comunicação”.

O objetivo é reduzir o intervalo entre as composições para 3 minutos. O Serviço Expresso Aeroporto divide os trilhos com a Linha 11 entre as estações Luz e Brás.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus