VLT de Fortaleza
Metrô VLT

Ceará registra aumento de 26% no transporte sobre trilhos em 2019

O Governo do Estado do Ceará informou por meio de uma nota que o transporte de passageiros em metrô e VLTs cresceu 26% ao longo de 2019. O estado é servido por cinco linhas operadas pela Cia Cearense de Transportes Metropolitanos na Região Metropolitana de Fortaleza, no Cariri e em Sobral.

O grande destaque foi o VLT Parangaba-Mucuripe, que, registrou um crescimento de 281% no número de passageiros, alcançando 2,2 milhões de usuários.

“Essa linha está em operação assistida e, para nós, essa grande adesão da população, mesmo num período ainda restrito e de testes, mostra que a linha pode e vai atender um número de pessoas muito significativo, pois na operação comercial, apesar da cobrança de tarifa, teremos um intervalo de tempo menor, e um fluxo de trens mais constante, além de operar em horário integral, de 5:30 até 23:30, sem intervalo no período da tarde”, afirmou o diretor-presidente da Cia Cearense de Transportes Metropolitanos, Eduardo Hotz.

Já a Linha Sul – a maior do Sistema Metroviário, teve um aumento de 15% em relação a 2018.

“Esses números mostram que o sistema metroviário do Ceará se consolida, ano a ano. O metrô e o VLT têm se tornado uma opção concreta de transporte mais rápido e seguro, o que faz com que a população esteja utilizando, cada vez mais, o modal, no seu dia a dia. Por isso, os investimentos vão continuar, de forma expressiva, não só para melhorar as linhas já em operação, como também para construir mais opções de mobilidade para o estado – um exemplo disso é a obra da Linha Leste, em execução”, diz o Secretário da Infraestrutura do Ceará, Lucio Gomes.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus