Foto: Governo do Estado de São Paulo
Monotrilho

Relatório prevê mais 10 trens novos para o monotrilho da Linha 15-Prata

A chegada do monotrilho da Linha 15-Prata na estação Jardim Colonial deve elevar a demanda do meio de transporte, e por consequência, a necessidade de mais trens. É o que revela o Relatório de Empreendimentos do Metrô de São Paulo, datados de Novembro de 2019.

Segundo o documento, as projeções feitas pelo Metrô apontam que em 2022, em sua operação plena entre Vila Prudente e Jardim Colonial, parada posterior a São Mateus, o monotrilho deve transportar diariamente 425 mil passageiros por dia.

Neste mesmo PDF é apontado um cenário com 37 trens disponíveis. Atualmente 27 composições compõe a operação da Linha 15, o que revela que outros 10 comboios deveriam ser adquiridos. Não há, no entanto, notícias de que a estatal estaria encomendando novos veículos.

Foto: Governo do Estado de São Paulo

54 Trens para operação até Hospital Cidade Tiradentes

O projeto original da Linha 15 com atendimento entre Vila Prudente e Hospital Cidade Tiradentes previa a aquisição de 54 trens, divididos em dois pátios. O atual Oratório e o futuro Pátio de Manutenção e Estacionamento de Trens Ragueb Chohfi.

Neste cenário, a linha 15 deve transportar por dia mais de 550 mil passageiros. Declarações do secretário dos transportes metropolitanos, Alexandre Baldy, dão conta de que a Linha 15 funcionando entre Ipiranga e Cidade Tiradentes, deve transportar mais de 600 mil usuários por dia. As duas extensões são prometidas para serem viabilidades ainda nesta gestão, até 2022.

Os planos do novo depósito ainda estão no radar do Metrô. Em outubro, a Companhia do Metrô de São Paulo solicitou à Secretaria do Verde e Meio Ambiente de São Paulo (SVMA) a prorrogação da Licença Ambiental de Instalação referente ao futuro Pátio.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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