Monotrilho

Obras da Linha 17-Ouro do monotrilho são impedidas de seguirem por liminar

O processo de licitação da Linha 17-Ouro do monotrilho, que vai ligar o Aeroporto de Congonhas até a estação Morumbi, da Linha 9 da CPTM, acabou sendo barrado pela justiça.

A construtora Coesa Engenharia, que ficou em segundo lugar na concorrência, entrou com um mandado de segurança para impedir que a Constran, vencedora da licitação, assinasse contrato com o governo. A juíza Alexandra Fuchs de Araujo, da 6ª Vara de Fazenda Pública, acatou os argumentos e acabou concedendo liminar.

A Constram não teria apresentado o registro no CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo, além de não ter atendido ao requisito de possuir o equivalente a 10% da proposta feita em patrimônio, que é usado como garantia para tocar as construções.

Obras desde 2012

As obras da Linha 17 foram iniciadas em abril de 2012, e foram paralisadas algumas vezes. Em outubro foi concedido um empréstimo com o Banco Latino-Americano de Desenvolvimento em R$ 1,2 bilhão (US$ 296 milhões) ao governo do estado de São Paulo, o que deveria acelerar as obras, sistemas operacionais, material rodante e administração.

Prazos

O Governo Estadual prometia a conclusão dos trabalhos para 2021, de acordo com o Secretário Executivo dos Transportes Metropolitanos, Paulo José Galli, afirmação dada durante palestra na Arena ANTP, evento ocorrido também em outubro.

O início de suas operações, inicialmente prometido para 2013, passou para 2014, depois para 2016, final de 2017, 2018, final de 2019 e atualmente, para o dezembro de 2021. A linha fez parte do projeto que a cidade apresentou para ser sede da Copa do Mundo de 2014.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus