Neste domingo, 1º de dezembro de 2019, o passageiro que estava na Linha 9-Esmeralda, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, podia ver um trem diferente: era uma composição da série 2100 na linha que liga Osasco até o Grajaú.
Mas o “trem espanhol” não voltou a prestar serviço na ferrovia que corre na marginal Pinheiros. A visita do 2100 foi apenas neste dia, quando a operadora fez uma singela homenagem ao dia nacional do samba, comemorado neste 2 de dezembro. “Essa foi uma pequena homenagem da CPTM a um dos ritmos mais consagrados no País.”, disse o presidente da CPTM, Pedro Moro, em sua rede social:
O programa “Samba no Trem”, que já vem sendo feito há alguns anos, conta com uma composição carregada de músicos, sambistas, passistas e admiradores do samba, com partida da Estação Grajaú em direção a Osasco, na Linha 9-Esmeralda, sem paradas intermediárias.
2100 atrasava carrossel da Linha 9
Os trens de seis carros prestaram serviços na Linha 9 até dezembro de 2010, em uma época quando a ferrovia contava com a maior parte de sua frota com comboios de quatro carro, servida pelas séries 2070 e 3000. Os 2100 eram usados nesta época no horário de pico, como os trens longos, e ajudam no fluxo de passageiros que se deslocavam de estações ao longo da marginal até as estações Presidente Altino e Osasco. Vale lembrar que naquela época, não existia a conexão com o Metrô em Pinheiros.
Posteriormente, a linha passaria a contar apenas com composições da série 7000 e 7500, com oito carros, o que acabou dando agilidade e redução no intervalo e no tempo de viagem, já que os trens espanhóis tinham partidas mais lentas. A redução do tempo de viagem foi de 53 pra 45 minutos.
Depois dessa época, o 2100 ficou concentrado na Linha 10, até que neste ano, passou a operar apenas como serva técnica.