Metrô SP

Metrô dá mais um passo nos estudos da Linha 19-Celeste, entre Guarulhos e Anhangabaú

O Metrô de São Paulo informou nesta terça-feira, 10 de dezembro, que na última sexta-feira (06) foi emitido a Ordem de Serviço para o início dos estudos de Mapeamento de Cadastro de Interferências para a futura Linha 19-Celeste, que em um primeiro momento deve ligar o Bosque Maia, em Guarulhos, até a região central da capital paulista, na estação Anhangabaú.

Segundo a operadora, os trabalhos devem já começar nesta semana e darão subsídios na identificação das redes de utilidades públicas de infraestrutura urbana ao longo do trajeto previsto inicialmente.

A pesquisa fornece uma maior precisão na previsão de interferências para a construção do eixo de transporte, permitindo mais assertividade nos projetos de remanejamentos de redes como de abastecimento de água, esgoto, energia e galerias de águas pluviais, bem como de outros serviços públicos.

Projeto básico em 2020

O mapeamento é uma das etapas para fornecer informações para a elaboração do Projeto Básico do trecho, que deve ser contratado pelo Metrô ainda em 2020.

O trecho entre Guarulhos e capital deve ter 15 estações e 19,4 km, de acordo com o Projeto Funcional. Após a preparação do Projeto Básico é possível a definição das fontes de recursos financeiros e contratação dos Projetos Executivos, que permitem o início das obras.

Possíveis estações e demanda prevista

Os estações atendidas serão: Anhangabaú, São Bento, Pari, Silva Teles, Catumbi, Vila Maria, Curuçá, Jardim Japão, Jardim Brasil, Jardim Julieta, Itapegica, Dutra, Vila Augusta, Guarulhos, Bosque Maia. A demanda diária prevista é de 526 mil passageiros.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus