O Metro do Porto selecionou a CRRC Tangshan para fornecer 18 veículos leves sobre trilhos – VLT. A chinesa derretou na concorrência a Siemens Mobility e da Škoda Transportation.
O pedido de € 49,6 milhões está sendo financiado pelo Fundo Ambiental do Ministério do Meio Ambiente e Ação Climática.
Todos os veículos devem ser entregues até 2023, e os testes dinâmicos na rede do Porto devem começar no segundo semestre de 2021.
Os veículos serão bidirecionais com capacidade para 252 passageiros, incluindo 64 sentados, e uma velocidade máxima de 80 km/h. Farão parte de uma frota existente de 72 veículos Bombardier Eurotram e 30 veículos Bombardier Tram-Train.
Os novos trens devem operar em linhas existentes, além da nova Linha G, que está prevista para abrir em 2023. A rota de 2,5 km vai ligar a Casa da Música e São Bento, servindo duas estações intermediárias. Também está prevista uma extensão de 3,2 km ao sul da Linha D em 2023.