A BYD teria interesse em participar do projeto de uma ligação entre a estação Aeroporto Guarulhos, na Linha 13-Jade da CPTM, e os terminais de embarque, de acordo com coluna Painel S.A., da Folha de São Paulo.
A empresa chinesa é uma possível compradora da fábrica da Ford em São Bernardo do Campo. A companhia está na fase final de elaboração de sua proposta para encaminhar à concessionária GRU Airport na segunda, 23 de dezembro.
Trem a bateria
De acordo com o jornal, a proposta seria um trem com bateria no teto e recarga a cada parada nas estações.
Ligação atrasada
Com obras previstas para setembro deste ano, a conexão da estação Aeroporto Guarulhos, na Linha 13-Jade da CPTM, com os três terminais de embarque está atrasada.
Em maio deste ano, o governo estadual anunciou a ligação por meio de um people mover, um sistema sobre trilhos de baixa capacidade que ligaria a estação e os terminais em até seis minutos.
A concessionária GRU Airport informou em um comunicado que as “propostas analisadas pela concessionária serão apresentadas ao Governo Federal, ainda no início de 2020, a fim de que defina as próximas etapas para implantação do projeto”.
A concessionária também diz ainda que “o processo depende de validação do órgão do governo para escolher a empresa que implantará o sistema de conexão rápida entre a estação de trem da CPTM e os terminais de passageiros do aeroporto internacional”.
Situação atual
Atualmente, o passageiro que escolhe a Linha 13-Jade da CPTM para se deslocar entre a capital paulista e o Aeroporto de Guarulhos, ainda precisa utilizar um ônibus circular, para acessar os três terminais de embarque. O cenário é criticado por alguns passageiros, já que os trens não chegam de fato aos terminais.
comentários