Foto: Diário dos Trilhos
CPTM Metrô SP

Superlotação é a maior queixa dos usuários do Metrô e da CPTM, diz Procon

A lotação nos trens do Metrô e na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM é a maior reclamação por parte dos usuários, revelou uma pesquisa feita pelo Procon, de acordo com o portal G1.

Mais de 80% dos entrevistados dizem que a superlotação é o principal problema do sistema sobre trilhos. Por conta do problema, mais de 64% dos usuários da CPTM avaliam o serviço como regular (45,32%) ou péssimo (19,61%). Já o índice de ruim ou péssimo no Metrô é menor, em menos de 40% consideram o serviço regular (30,84%) ou péssimo (9,02%).

Já as empresas operadoras, de acordo com a reportagem do G1, citam como contraponto, no caso do Metrô, a implantação do sistema de sinalização CBTC que deve reduzir o intervalo, além das obras da linha 2-Verde rumo a Penha com previsão para 2020. Já a CPTM cita a inserção de novos trens e que as composições viajam com uma velocidade média de 40km/h que é considerada de boa performance para o transporte sobre trilhos.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Uso o transporte fornecido pela CPTM diariamente, no caso a linha 11 (coral), o período da manhã, das 05 às 08hrs é o pior horário para utilizar os trens, as viagens passam de super lotadas para desconfortável, a CPTM permite exceder o limite de pessoas em pé nesses horários. A única solução, aumentar a quantidade de viagens nesses horários.

  • De acordo com o mapeamento da demanda por mobilidade a região Leste é uma das mais carentes.

    Para se contornar isto é fundamental finalizar a integração com os sistemas das Linhas 10-Turquesa que hoje se encontra subutilizada com as Linha 2-Verde, Linha 13-Jade e Monotrilho Linha 15-Prata estiverem sido totalmente concluídas, a se somar as Linhas 3-Vermelha e Linha 11-Coral.

    É fundamental em engenharia que a construção e montagem devam ter seu cronograma rigorosamente cumprido dentro do prazo e não se adicione inúmeros aditivos alterando o orçamento original, e nem ficar anunciando de forma simultânea e aleatória como tem acontecido frequentemente novas linhas sem concluir o que se iniciou.

    Também neste principio, existe um ditado que diz “Em engenharia, quando a construção e montagem inconclusas conforme o planejado, os gastos com ás desmobilizações, retomada, mobilização, a única coisa que é certa é o prejuízo”.

    Como resultado tem se elevados gastos com equipamentos ociosos, alguns em deterioração e em estado de condicionamento e comissionamento devido ao adiamento constante dos projetos, montagens, construções e testes até as partidas de operações das Linhas.

Publicidade

Assuntos

Anúncios