Foto: Renato Lobo | Via Trolebus
Monotrilho

Secretário fala sobre chegada do monotrilho da Linha 15-Prata em Cidade Tiradentes

O projeto original do monotrilho da Linha 15-Prata previa a ligação entre a estação Ipiranga da CPTM até a Cidade Tiradentes. Mas a operação e obras estão concentradas no trecho entre Vila Prudente e Jardim Colonial.

Perguntado nas redes sociais sobre uma eventual expansão até a Cidade Tiradentes, o secretário dos transportes metropolitanos, Alexandre Baldy, disse que até o final desta gestão, a pasta não pode se comprometer com a chegada do monotrilho até o distante bairro da Zona Leste:

Trecho prioritário

Em 2015, o Metrô decidiu congelar as extensões entre Jardim Colonial e Hospital Cidade Tiradentes e entre Vila Prudente e Ipiranga, alegando que “a prioridade é concluir os trechos que já possuem obras avançadas antes de abrir novas frentes de trabalho”.

Foto: Governo do Estado de São Paulo

Mesmo com a postergação das novas estações, a companhia segue com os projetos, e para o ano de 2019 foram destinados 275 milhões no eixo Ipiranga/Tiradentes, de acordo com o relatório Integrado de 2018, publicado no site da operadora.

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Entre as ações que o relatório destaca para a ampliação do monotrilho são:

  • Projeto básico em Modelagem da Informação de Construção (Building information Modelling – BIM) da Estação Ipiranga, contemplando a gestão do contrato e a solução de interfaces;
  • Gestão técnica e aprovação do projeto básico civil da Estação Ipiranga para futura integração com a Linha 10 – Turquesa da CPTM;
  • Estudo de alternativas de traçado e caixa de sistema viário para duplicação da Avenida Ragueb Chohfi, no trecho Estação Jardim Colonial – Pátio Ragueb Chohfi;

O último item pode tentar sanar uma questão importante para ampliação do sistema de trens aéreos: a duplicação e adequação da Avenida Ragueb Chohfi, a cargo da prefeitura de São Paulo.

O valor destinado, entretanto, não garante o início das obras. Para colocar em prática, o governo estadual terá que buscar recursos ou financiamento.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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