Foto: Renato Lobo
Monotrilho

Secretário fala sobre chegada do monotrilho da Linha 15-Prata em Cidade Tiradentes

O projeto original do monotrilho da Linha 15-Prata previa a ligação entre a estação Ipiranga da CPTM até a Cidade Tiradentes. Mas a operação e obras estão concentradas no trecho entre Vila Prudente e Jardim Colonial.

Perguntado nas redes sociais sobre uma eventual expansão até a Cidade Tiradentes, o secretário dos transportes metropolitanos, Alexandre Baldy, disse que até o final desta gestão, a pasta não pode se comprometer com a chegada do monotrilho até o distante bairro da Zona Leste:

Trecho prioritário

Em 2015, o Metrô decidiu congelar as extensões entre Jardim Colonial e Hospital Cidade Tiradentes e entre Vila Prudente e Ipiranga, alegando que “a prioridade é concluir os trechos que já possuem obras avançadas antes de abrir novas frentes de trabalho”.

Foto: Governo do Estado de São Paulo

Mesmo com a postergação das novas estações, a companhia segue com os projetos, e para o ano de 2019 foram destinados 275 milhões no eixo Ipiranga/Tiradentes, de acordo com o relatório Integrado de 2018, publicado no site da operadora.

Entre as ações que o relatório destaca para a ampliação do monotrilho são:

  • Projeto básico em Modelagem da Informação de Construção (Building information Modelling – BIM) da Estação Ipiranga, contemplando a gestão do contrato e a solução de interfaces;
  • Gestão técnica e aprovação do projeto básico civil da Estação Ipiranga para futura integração com a Linha 10 – Turquesa da CPTM;
  • Estudo de alternativas de traçado e caixa de sistema viário para duplicação da Avenida Ragueb Chohfi, no trecho Estação Jardim Colonial – Pátio Ragueb Chohfi;

O último item pode tentar sanar uma questão importante para ampliação do sistema de trens aéreos: a duplicação e adequação da Avenida Ragueb Chohfi, a cargo da prefeitura de São Paulo.

O valor destinado, entretanto, não garante o início das obras. Para colocar em prática, o governo estadual terá que buscar recursos ou financiamento.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Entendo a necessidade de expansão para a Cidade Tiradentes, região carente em vários aspectos dentre os quais serviço público de transporte de qualidade, mas num ambiente de escolhas trágicas, com recursos escassos, entendo que a prioridade deva ser dada para a extensão do Monotrilho até o Ipiranga. A Estação Vila Prudente tende a ficar com uma saturação de usuários que não está escrita e que ao meu ver não tem capacidade de comportar.

    Além do mais, a Linha 2 – Verde sem essa conexão acaba por absorver por completo todos os passageiros oriundos do Monotrilho. Creio que seria fundamental antes de qualquer medida que resulte no aumento do número de passageiros ao ramal, de forma a não comprometer o atendimento de ambos os ramais.

  • Prolongar ás Linha 15-Prata até a estação Ipiranga na Linha 10-Turquesa (A única que possui três linhas regulares) que hoje se encontra subutilizada, assim como também à Linha 5-Lilás a fim de “aliviar” a Linha 2-Verde, a qual, futuramente, será uma das linhas mais concorridas de São Paulo, tratando-se de uma solução sensata.

    Por outro lado da Linha 15-Prata já tem sua terminação confirmada até a Jacu-Pêssego pelos atuais gestores, em uma atitude correta, e deveriam ser priorizadas antes de se iniciar quaisquer outras linhas!!!

    Com relação ao desempenho técnico Monotrilho Linha 15-Prata, por ser um protótipo de alta capacidade, deveria ser finalizado e comprovado sua eficácia antes de se especificar este modal para quaisquer outras linhas.

    Não podemos falar em carência de transporte na zona Leste, que hoje existe de fato, sem completar a integração com os sistemas das Linhas 10-Turquesa, Linha 2-Verde, Linha 13-Jade e Monotrilho Linha 15-Prata estiverem sido totalmente concluídos, a se somar as Linhas 3-Vermelha e Linha 11-Coral.

Publicidade

Assuntos

Anúncios